NAVIO DA FEDERAÇÃO RUSSA ADORNADO APÓS ATAQUE COM "DRONE" NAVAL


Novorossiysk, Krasnodar, Federação Russa
4 de Agosto de 2023

O "Olenegorskiy Gornyak" ("Оленегорский горняк", SDK-91/BDK-91), número de amura 012, navio de assalto anfíbio originalmente da classe Project 775 (designação NATO "Ropucha I"), da frota da Marinha da Federação Russa atingido por "drone" naval das Forças Armadas da Ucrânia na noite de 3 para 4 de Agosto de 2023, e, muito adornado para bombordo, apoiado por rebocadores, na manhã de 4 Agosto de 2023 no porto de Novorossiysk ("Новороссийск"), na região de Krasnodar ("Краснода́р") na Federação Russa, a cerca de 115 km a Sudoeste da Ponte de Kerch, na Crimeia, e a cerca de 700 km de navegação de Odesa. O ataque pelo "drone" sucedeu na baía deste mesmo porto e base militar da Marinha da Federação Russa.
Em Fevereiro de 2022, o "Olenegorskiy Gornyak" fez parte de um grupo de 6 navios de assalto (junto com o "Korolev", "Minsk", "Kaliningrad", "Pyotr Morgunov" e "Georgy Pobedonosets") enviados pela Marinha da Federação Russa, a partir das suas Frotas do Báltico e do Norte, para, atravessando o estreito de Dardanelos (Turquia), reforçar os seus meios no Teatro de Operações do Mar Negro.




Trata-se de um navio que desloca 4 080 toneladas em carga completa, com 112,5 metros de comprimento, 15 metros de boca e 3,7 metros de calado, capaz de uma velocidade máxima de 18 nós. Com uma guarnição de cerca de 1 centena de elementos, pode transportar, para operações de desembarque, 10 carros de combate (ou mais de 20 viaturas blindadas) e 340 militares equipados. Está armado com 2 peças duplas de 57 mm AK-257 (uma à vante e outra à ré); 2 lançadores de 30 tubos de foguetes de 122mm, A-215 Grad-M; e 4 lançadores de mísseis de defesa anti-aérea Strela 2 (SA-N-5).
Construído, em Gdansk, na Polónia, e tendo entrado ao serviço a 30 de Junho de 1976, foi alvo de modernização alargada, numa intervenção de 5 anos, que o levou para o patamar da classe Project 775M (designação NATO "Ropucha II") , retomando como tal serviço em 2019.
Vídeos via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas