T-90M RUSSO DISPARA PROJÉCTIL DE ALTO-EXPLOSIVO DE FRAGMENTAÇÃO


Ucrânia
Agosto de 2023

Carro de combate T-90M "Proryv" ("«Прорыв»", "Avanço"), ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa, com a sua peça principal de 125 mm e com a metralhadora pesada de 12,7 mm em torre de operação remota, no Teatro de Operações da Ucrânia em Agosto de 2023. Este T-90M demonstra aqui a execução de tiro de apoio a uma unidade da 106.ª Divisão Aerotransportada da Guarda ("16-я гвардейская воздушно-десантная дивизия"), usando munições de alto-explosivo de fragmentação (e não anti-carro) contra possíveis posições com pessoal a descoberto ou em fortificações de campo.
No decurso do vídeo podemos, assim, observar o carregamento de uma munição 3VOF26 (3ВОФ26) de alto-explosivo de fragmentação (HE-FRAG), com um projéctil de 23 kg, contendo uma carga de 3,4 kg de alto-explosivo A-IX-2 (composto por 73% de RDX, 23% de pó de alumínio e 4% de parafina) e sendo capaz de projectar, após detonação do seu corpo em aço, até 2 500 fragmentos. Após a colocação desta munição no sistema automatizado de carregamento, podemos observar a carga propulsora, em cor laranja, que será carregada por último. Após disparo, o projéctil alcançará uma velocidade à saída do cano em redor dos 850 m/s.




A 106.ª Divisão Aerotransportada da Guarda, parte das Forças Aerotransportadas (VDV, "Vozdushno-Desantnye Voyska"; ВДВ, "Воздушно-десантные войска") da Federação Russa é designada popularmente por "Divisão de Tula", por associação à cidade do mesmo nome ("Тула") onde está aquartelada, a cerca de 170 km a Sul da capital, Moscovo.
O T-90M, Object 188M, produzido pela Uralvagonzavod (UKBTM), é a terceira e mais recente modernização da plataforma T-90, ao serviço desde a Primavera de 2020, e conta com uma nova torre principal, com nova blindagem multi-camada. Tem como armamento principal uma peça 2A82-1M (com 43 munições), de calibre 125 mm (a mesma do T-14 "Armata"), com o sistema de controlo de tiro Kalina; está equipado com uma torre de operação remota UDP T05BV-1 armada com uma metralhadora pesada Kord MT de calibre 12,7mm; conta ainda com uma metralhadora PKT de calibre 7,62 mm, co-axial com a peça principal. Está equipado com blindagem reactiva de última geração, Relikt ERA, bem como, no bordo frontal da torre, com redes flexíveis destinadas a provocar a detonação prematura de projecteis anti-carro. Em 2021 a Federação detinha cerca de 7 dezenas de unidades do T-90M.
Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"



Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"