"DRONE" E "MAKAROV" DO BATALHÃO "ROCHA"


Robotyne, Zaporizhzhia, Ucrânia
25 de Agosto de 2023

Um operador de "drone" do Batalhão de Assalto "Skala" (Штурмовий батальйон «Скала») das Forças Armadas da Ucrânia (em segundo plano, à direita na foto), numa posição a coberto da copa das árvores, com camuflagem reforçada por rede, junto à linha da frente em Robotyne ("Роботине"), na região Sul de Zaporizhzhia ("Запоріжжя"), Ucrânia, a 25 de Agosto de 2023.

O Batalhão de Assalto "Skala", formado em 2022, tem como atribuição particular o uso de "drones" em acções de reconhecimento e recolha de informação, e ao desencadear de acções de ataque com os mesmos. Participou nos combates em torno de Kharkiv, Soledar e Bakhmut e está agora afecto à linha da frente de Robotyne, a Sul de Zaporizhzhia. A alcunha que designa popularmente este Batalhão, "Skala" ("Rocha"), emana da mesma alcunha atribuída ao seu actual comandante, o Major Yuriy Garkavy (Юрій Гаркавий), numa comparação feita com o actor e ex-profissional de "wrestling" norte-americano Dwayne "The Rock" Johnson.

Em primeiro plano, desfocado, à esquerda, temos uma pistola compacta Makarov (com a sua característica platina em baquelite castanha com a estrela soviética a meio), calibre 9×18mm PM, num coldre de "kydex" da ucraniana ATA Gear, modelo Hit Factor ver.1. Desenvolvida por Nikolai Fedorovich Makarov entre 1947 e 1948, a "пистоле́т Мака́рова", literalmente "Pistola Makarov", e designada pelo acrónimo "ПМ" (PM) em círilico, entrou ao serviço das Forças Armadas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1951, tendo sido produzias milhões de unidades. Com um peso, descarregada, de 730 gramas (carregada, de 810 gramas) é dotada, na sua versão militar "standard", de carregador monofilar de 8 munições, com um cano de 9,35 cm e com miras não ajustáveis. Tem um comprimento total de 16,15 cm, medindo 12,67 cm da base do carregador ao topo da corrediça, com um perfil de 3 cm.

Foto por Viacheslav Ratynskyi | Reuters

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"