INSTRUÇÃO PARA DESTRUIÇÃO DE OBSTÁCULOS ANTI-CARRO


Inglaterra, Reino-Unido
1 de de Abril de 2023

Instrução prestada a Fuzileiros das Forças Armadas da Ucrânia, por parte dos sapadores do "24 Commando Royal Engineers" das Forças Armadas do Reino Unido, no uso de cargas explosivas para a destruição de "Dentes de Dragão", a 1 de Abril de 2023, em Inglaterra.

Os "Dentes de Dragão", na designação original alemã "Drachenzähne", são elementos piramidais, de base quadrada, de betão, com 90 a 120 cm de altura, destinados a barrar ou atrasar a marcha de carros de combate. Foram usados pela primeira vez no decurso da 2.ª Guerra Mundial sendo combinados tipicamente com a aplicação contígua de minas anti-carro e de barreiras de arame-farpado. Fazem actualmente parte de muitas das linhas de defesa construídas pelas Forças da Federação Russa no Leste e Sul da Ucrânia.

Na foto temos a aplicação de uma "linear shaped charge" (LSC), sob a forma de uma barra explosiva, cortada à medida e com a colocação de fita de alta aderência (de cor branca) na secção inferior - que está em contacto com a superfície do obstáculo a destruir. Aquando da detonação da barra (preenchida com alto-explosivo plástico), a mesma projectará, a alta velocidade, o perfil metálico, angulado em "V" invertido, contido no seu interior, que irá funcionar como elemento de ruptura do bloco-alvo.

Foto por Mark Johnson ("Royal Navy") | Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK | Crown)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"