"NIGHT STALKERS" EM OPERAÇÃO EM ILHA REMOTA DO ALASKA


18 de Agosto de 2023
Ilha de Shemya, Alaska, EUA

Helicópteros MH-60M "Blackhawk" do 160.º Regimento de Aviação de Operações Especiais (160th SOAR), com a alcunha de "Night Stalkers", do Exército dos Estados Unidos, a operar sobre a Base de Eareckson na Ilha de Shemya, no Alaska, no decurso da Operação "Polar Dagger" ("Adaga Polar"), a 18 de Agosto de 2023, sob a égide do Comando Norte de Operações Especiais dos Estados Unidos ("U.S. Special Operations Command North", SOCNORTH).

Visando treinar e demonstrar a capacidade de projectar com rapidez e eficácia forças de operações especiais nas regiões Árcticas e Sub-Árcticas, a Operação "Polar Dagger", decorreu sobre a Ilha de Shemya, com 7 km de comprimento, geo-referenciação 52.724167, 174.118889 , ref. https://goo.gl/maps/W25qsTXL1BBrUQeu8 , parte do Arquipélago das Ilhas Aleutas, no extremo Oeste do Alaska, a 800 km da Península de Kamchatka, na Federação Russa. A cerca de 50 km a Oeste deste Ilha, temos a parte mais remota das Aleutas, a Ilha de Attu, que no decurso da 2.ª Guerra Mundial, entre 6 e 7 de Junho de 1942, foi ocupada pelas Forças Japonesas - e posteriormente recuperada a 15 de Agosto de 1943.

A Ilha de Shemya tem localizada a Base de Eareckson, cuja construção original remonta a 1943, precisamente após a recuperação da ilha face à ocupação japonesa no ano anterior. Conta actualmente com uma pista de aviação, em asfalto, de 3 049 metros (IATA: SYA | ICAO: PASY), com alargadas instalações de apoio, amabas operadas pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e com o estratégico radar PESA Raytheon AN/FPS-108 "Cobra Dane", operado pela "Space Delta 4" (DEL 4) da "United States Space Force" (USSF) , de monitorização e alarmística face a mísseis balísticos, com um alcance superior a 3 000 km.

Foto por Sargento Blake Stone (Exército dos Estados Unidos, "U.S. Army") 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124