MI-28 A BAIXA ALTITUDE SOBRE "DENTES DE DRAGÃO"


Ucrânia
4 de Agosto de 2023

Um helicóptero de ataque Mil Mi-28 ("Ми-28") N, designação NATO "Havoc", das Forças Armadas da Federação Russa em voo de baixa altitude na Ucrânia, a 4 de Agosto de 2022. Está aqui equipado, além do depósito adicional de combustível, de coloração azulada, com um "pod" B8V-20 de até 20 foguetes S-8 de 80mm (com um alcance máximo de 4 kms, com um comprimento de 1,56 metros, uma massa de 11,5 kgs contendo uma ogiva de 3,6 kgs). Podemos ainda ver, no extremo exterior da "asa" de fixação, o "pod" de contra-medidas anti-míssil. Na parte dianteira, temos o característico canhão automático Shipunov 2A42 de 30 mm, de fogo selectivo, com 250 munições e uma cobertura horizontal de 110° .

O Mi-28, tripulado por 2 elementos, está equipado com 2 motores Klimov (TV3-117) que lhe permitem uma velocidade de cruzeiro de 270 km/h com uma velocidade máxima de 320 km/h, com um alcance de combate de 200 km e um alcance máximo de 435 km. O seu peso máximo à descolagem é de 11,5 toneladas (com 2 350 kg de armamento).

Em segundo plano, na foto, podemos observar duas linhas de "Dentes de Dragão", na designação original alemã "Drachenzähne", elementos piramidais, de base quadrada, de betão, com 90 a 120 cm de altura, destinados a barrar ou atrasar a marcha de carros de combate. Foram usados pela primeira vez no decurso da 2.ª Guerra Mundial sendo combinados tipicamente com a aplicação contígua de minas anti-carro e de barreiras de arame-farpado. Fazem actualmente parte de muitas das linhas de defesa construídas pelas Forças da Federação Russa no Leste e Sul da Ucrânia.

Foto por Evgeny Biyatov | via RIA Novosti ("РИА Новости")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas