"CORVO" PORTUGUÊS NA RCA


Bakouma, República Centro Africana (RCA)
4 de Agosto de 2022

Militares portugueses afectos à Força de Reacção Rápida ("Quick Reaction Force") da MINUSCA, em operação com uma aeronave não tripulada de reconhecimento "Raven" ("Corvo"), com antena DDL "standard" e comando CRYSALIS™ COMMAND GCS ("Ground Control Station"), na região de Bakouma no sudeste da República Centro Africana (RCA), a 4 de Agosto de 2022. Este "drone" visa identificar e acompanhar a presença e manobra de grupos armados, que ameaçam a segurança das populações e da própria força portuguesa. Em segundo plano temos uma viatura 4x4 URO VAMTAC ST5 BN.

O AeroVironment RQ-11B "Raven" é um "drone" de pequenas dimensões, de fabrico norte-americano, de lançamento manual, operado por dois elementos - um "Mission Operator" e um "Vehicle Operator", seja a partir de uma posição estática (como a que a foto documenta), seja a partir de uma viatura. Com um peso de aproximadamente 1,9 kg (2,17 kg quando equipado com câmara Gimbal com sensores Electro-Óptico e Infra-Vermelhos), um comprimento de 92 cm e uma evergadura de 1,4 metros, tem uma velocidade de cruzeiro de 32 km/h (máxima de 81 km/h) e um tecto de altitude de 152 metros, com uma autonomia de 60 até 90 minutos de voo e com um raio de alcance de 10 km. Entrou ao serviço das forças armadas dos Estados Unidos da América em 2004 e está hoje ao serviço de mais de 30 países, entre os quais Portugal (desde 2019).

As viaturas tácticas ligeiras blindadas (VLTB) 4x4 URO VAMTAC ST5, ao serviço do Exército Português desde 2020, são fabricadas pela UROVESA - URO Vehículos Especiales S.A. (Espanha), correspondendo o acrónimo VAMTAC a "Vehículo de Alta Movilidad Táctico", literalmente "Veículo Táctico de Alta Mobilidade". A versão ST5 BN3 tem um peso de 10 250 kg, um comprimento de 5,26m, uma largura de 2,85 e uma altura de 2,77m. Operam com até 5 elementos e estão armadas com uma metralhadora pesada Browning .50. Estão referenciadas com um nível 3 de protecção balística STANAG (4569).

Estes militares estão enquadrados na 11ª Força Nacional Destacada (11FND/RCA), constituída como uma Força de Reacção Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA, "Mission multidimensionnelle intégrée des Nations unies pour la stabilisation en Centrafrique"), comandada pelo Tenente-Coronel de Infantaria Paraquedista Hélder Jorge Prata Pinto, sendo composta por um total de 185 operacionais (na sua maioria do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, 2BIPára) e por 3 especialistas da Força Aérea Portuguesa (Equipa de Controlo Aéreo Táctico, JTAC). A 11FND/RCA está neste Teatro de Operações desde 16 de Maio de 2022.

Foto via Exército Português

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA