IRÃO EM EXERCÍCIOS ALARGADOS COM "DRONES"
Irão
23 e 24 de Agosto de 2022As Forças Armadas do Irão ("نيروهای مسلح جمهوری اسلامی ايران") levaram a efeito, de 23 a 24 de Agosto de 2022, exercícios com mais de 150 aeronaves não tripuladas, na região do Golfo Pérsico e do Golfo de Omã, bem como em diferentes regiões do centro e norte do Irão.
Na foto temos o "drone" Mohajer-6 ("پهپاد مهاجر"), de reconhecimento e ataque, armado com mísseis Almas. Esta aeronave não tripulada, ao serviço do Irão desde 2018, terá 5,7 metros de comprimento e um alcance de 2 000 km com uma janela de operação de 24 horas. Terá uma velocidade máxima de 200 km/h e um tecto de altitude de cerca de 5 500 metros. Pode ser armado com mísseis e bombas guiadas.
Além deste "drone", actualmente ao serviço do Exército do Exército do Irão ("ارتش") e do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica ("سپاه پاسداران انقلاب اسلامی"), estiveram envolvidos, e amplamente documentados por fontes abertas de informação do estado iraniano, os "drones" Kaman-12 ("پهپاد کمان", ao serviço da Força Aérea do Irão, "نیروی هوایی ارتش جمهوری اسلامی ایران", desde 2020); Ababil-3 e 4 ("بابیل)"); Karrar-III ("کرار"); e Arash ("آرش").
O exercício compreendeu a operação de armas combinadas (da Força Aérea, da Marinha e do Exército) na persecução de objectivos de intrusão, evasão, reconhecimento e ataque, a par de todo o conjunto de sistemas de informação, comando e controlo destas plataformas.
Foto via IRNA ("Islamic Republic News Agency", "خبرگزاری جمهوری اسلامی")
Comentários