NOVA AERONAVE PARA AS OPERAÇÕES ESPECIAIS DOS EUA


Estados Unidos da América (EUA)
1 de Agosto de 2022

Assente na plataforma Air Tractor AT-802, produzida nos Estados Unidos da América pela Air Tractor da L3Harris Technologies, o AT-802U "Sky Warden" foi a aeronave agora seleccionada pelo Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos ("U.S. Special Operations Command", USSOCOM), para missões de recolha de informações, vigilância, reconhecimento e ataque em teatros de operações austeros com infraestruturas desagregadas. A adjudicação foi alvo de comunicação formal, publicada a 1 de Agosto de 2022, visando o fornecimento inicial de 75 aeronaves por um valor total de contrato de 170 milhões de USD.

O AT-802U "Sky Warden" tem um peso máximo à descolagem, com equipamento de reconhecimento e armamento, de 6,6 toneladas (com um peso máximo de 4 500 kg sem equipamento e com carga completa de combustível; um peso em vazio de 3 703 kg). Tem uma envergadura de asa de 18,04 metros e um comprimento de 11,43 metros. É propulsionado por um motor Pratt & Whitney PT6A-67F que lhe permite uma velocidade máxima de 394 km/h com um alcance até 2 414 km (com um depósito auxiliar).

Possui 8 pontos de fixação exteriores, 4 sob cada asa, onde pode ser equipado com elementos até 227 Kg (500 libras) por ponto. Possui 2 pontos de fixação, centrais, onde pode ser equipado com elementos até 454 Kg (1 000 libras) por ponto. O ponto de fixação em cada asa mais próximo da fuselagem está optimizado para receber plataformas de tiro como sejam metralhadoras pesadas de calibre .50 ou canhões automáticos de 20mm. O "Sky Warden" é operado por 2 tripulantes, com um cockpit preenchido por sofisticadas plataformas de comando e controlo, compreendendo vários ecrãs "panorâmicos".

Pode ser equipado, em função da missão, com uma alargada panóplia de diferentes combinações de equipamento de recolha de informações e de reconhecimento (SIGINT / ELINT) e armamento. Estão assim compreendidas, entre outras, plataformas de camaras de vigilância e reconhecimento WESCAM MX-15 e MX 20, com apontadores laser, radar Thales I-Master, bombas guiadas por laser GBU-12 Paveway II, "pods" lança foguetes LAU-131 A/A (com 7 foguetes de 70mm) e uma selecção de mísseis de precisão ou mesmo de "drones" como o Coyote UAS da Raytheon Missiles & Defense.

A plataforma Air Tractor é conhecida do seu âmbito civil, entre outras funções, como aeronave de apoio ao sector agrícola (pulverização) e de protecção civil (luta contra-incêndios), em uso nos mais diversos países, entre os quais Portugal (sob tutela do Ministério da Administração Interna). Conta com mais de 4 décadas de experiência na construção aeronáutica e com mais de 4 mil unidades produzidas.

Foto via L3Harris Technologies

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124