AS "PANDUR" PORTUGUESAS NA ROMÉNIA


Caracal, Roménia
17 de Agosto de 2022

Viaturas blindadas de rodas Pandur II 8x8 (ICV/RWS) das Forças Armadas Portuguesas, afectas à 1.ª Força Nacional Destacada na Roménia (1FND/ROU), que enquadram as operações da NATO no âmbito "Tailored Forward Presence" em Caracal na Roménia (na região de Olt, junto à fronteira com a Bulgária), a 17 de Agosto de 2022, aquando da visita do Comandante das Forças Terrestres do Exército Português, Tenente-General Eduardo Mendes Ferrão.

Esta Força, sob comando do Tenente-Coronel Fernando Silva, é composta pelas seguintes sub-unidades: Comando e Estado-Maior; uma Companhia de Atiradores Mecanizada de Rodas; um Módulo Conjunto de Informações; um Módulo de Defesa Antiaérea; um Módulo Geográfico e Meteorológico; e um Módulo de Apoio; e ainda uma Força Tarefa Terrestre de Operações Especiais.

A 1FND/ROU tem um efectivo total de 221 militares (20 dos quais elementos de Operações Especiais), sendo composta maioritariamente por militares do Exército, integrando também militares da Marinha e da Força Aérea. Esta força chegou à Roménia (por via aérea) a 15 de Abril de 2022. Os meios transportados por via naval de Portugal até à Grécia (Alexandrópolis), compreendendo 46 viaturas de rodas e 19 atrelados, bem como 16 contentores de 20 pés com material de sustentação logística, estão no Teatro de Operações da Roménia desde 17 de Abril de 2022.

Ao serviço do Exército Português desde 2009, a Pandur II 8x8 é uma viatura blindada de rodas, construída pela GDELS-Steyr (Aústria), com um peso de 18 toneladas, uma velocidade máxima de 105 km/h, Com 1 a 2 tripulantes, podendo transportar até 10 militares equipados, está armada com uma metralhadora pesada de calibre .50 , ou, em variante, com uma metralhadora de calibre 7,62mm ou um lança-granadas automático de 40mm.

Foto via Exército Português

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"