"CORVOS" UCRANIANOS DISPARAM FOGUETES DE 340MM



Ucrânia
Julho de 2022

Sequência vídeo de vários Sukhoi Su-25 da Força Aérea Ucraniana em acção a muito baixa altitude, armados com foguetes S-25, sobre a Ucrânia, em Julho de 2022. Podemos identificar, cronologicamente, as aeronaves com os números 27, 25, 21, 48 e 32.
Os foguetes S-25 tem um alcance máximo de 3 000 metros, voando a 700 m/s, com um comprimento de 3,56 metros, com 266mm de diâmetro de corpo e 340mm de diâmetro de ogiva, uma massa total de 370 quilogramas, tendo uma ogiva, na variante de de alto-explosivo de fragmentação, de 151 quilogramas. Entraram, originalmente ao serviço, junto das Forças Armadas da União de Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1975.
O Sukhoi Su-25 "Grach" ("Грач"; "Rook", "Corvo", cientif. Corvus frugilegus) designação NATO "Frogfoot", de fabrico russo, é um bimotor (Soyuz/Tumansky R-195), sub-sónico, especializado no apoio de fogo em ataque ao solo na coordenação de ataques de proximidade com as unidades no terreno (CAS, "Close air support"). Tem um alcance máximo de 1 000 km (750 km em operação de combate), com um tecto máximo de 7 000 metros, e uma velocidade de 975 km/h. Está armado com um canhão automático de 30mm, Gryazev-Shipunov GSh-30-2, com 250 munições, dispondo, sob as asas, de um total de 10 pontos para fixação de até 4 400 kg de armamento (foguetes, mísseis, bombas; bem como "pods" ASO-2V de protecção anti-míssil com "chaff" e "flare").



A banda-sonora que acompanha o vídeo (conforme assim distribuído pela fonte aberta) é da autoria do artista ucraniano Skofka, (nome artístico de Samoliuk Volodymyr Volodymyrovych, de 28 anos, nascido a 21 de Fevereiro 1994 em Rivne ("Рівне"), a cerca de 180 km a leste de Lviv. Em concreto, trata-se do tema "Чути гімн", literalmente "Oiçam o Hino", lançado a 29 de Julho de 2022, (ref. https://www.youtube.com/watch?v=ia50r3fa67s). Este tema é dedicado pelo artista ao seu amigo de infância Valentyn Valentinovych Konovodov que morreu na defesa da Ucrânia. O refrão deste tema exalta que, mesmo perante o som do richocete das balas ou das florestas a arder, poderão sempre escutar o hino. Ao longo da letra surge a referência a muitas das cidades que a guerra tornou conhecidas, e.g., Bucha, Dnipro, Irpin, Kherson, Chernihiv, Kharkiv, Odesa, Mykolayiv ou Zaporizhzhia.
Próximo da secção final do vídeo, antes das sequências de disparo dos foguetes, surge a frase "З Днем Повітряних Сил України!" que corresponde a "Feliz Dia da Força Aérea Ucraniana! (que se celebra a 6 de Agosto, data em que o presente vídeo começou a ser distribuído). Como epílogo do vídeo temos a frase "Ми переможемо!", que corresponde a "Nós iremos vencer!".
Vídeo via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"