PROJECÇÃO DE FORÇAS NA RCA


República Centro-Africana (RCA)
Julho de 2022

Militares portugueses e as suas viaturas 4x4 URO VAMTAC ST5 BN3, afectos à Força de Reacção Rápida da MINUSCA, numa projecção de forças para o Sector Este da República Centro-Africana (RCA), em Julho de 2022. Esta projecção, envolvendo a deslocação de 3 dezenas de viaturas blindadas, especialmente dificultada pela degradação das vias face à estação das chuvas, surge em resposta a uma deterioração das condições de segurança para as populações (e da própria liberdade de manobra da MINUSCA) em resultado da acção de Grupos Armados, contra os quais estão a incidir as acções da força portuguesa.

As viaturas tácticas ligeiras blindadas (VLTB) 4x4 URO VAMTAC ST5, ao serviço do Exército Português desde 2020, são fabricadas pela UROVESA - URO Vehículos Especiales S.A. (Espanha), correspondendo o acrónimo VAMTAC a "Vehículo de Alta Movilidad Táctico", literalmente "Veículo Táctico de Alta Mobilidade". A versão ST5 BN3 tem um peso de 10 250 kg, um comprimento de 5,26m, uma largura de 2,85 e uma altura de 2,77m. Operam com até 5 elementos e estão armadas com uma metralhadora pesada Browning .50. Estão referenciadas com um nível 3 de protecção balística STANAG (4569).

Estes militares estão enquadrados na 11ª Força Nacional Destacada (11FND/RCA), constituída como uma Força de Reacção Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA, "Mission multidimensionnelle intégrée des Nations unies pour la stabilisation en Centrafrique"), comandada pelo Tenente-Coronel de Infantaria Paraquedista Hélder Jorge Prata Pinto, sendo composta por um total de 185 operacionais (na sua maioria do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, 2BIPára) e por 3 especialistas da Força Aérea Portuguesa (Equipa de Controlo Aéreo Táctico, JTAC). A 11FND/RCA está neste Teatro de Operações desde 16 de Maio de 2022.

Foto via Forças Armadas Portuguesas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124