PROJECÇÃO DE FORÇAS NA RCA
República Centro-Africana (RCA)
Julho de 2022Militares portugueses e as suas viaturas 4x4 URO VAMTAC ST5 BN3, afectos à Força de Reacção Rápida da MINUSCA, numa projecção de forças para o Sector Este da República Centro-Africana (RCA), em Julho de 2022. Esta projecção, envolvendo a deslocação de 3 dezenas de viaturas blindadas, especialmente dificultada pela degradação das vias face à estação das chuvas, surge em resposta a uma deterioração das condições de segurança para as populações (e da própria liberdade de manobra da MINUSCA) em resultado da acção de Grupos Armados, contra os quais estão a incidir as acções da força portuguesa.
As viaturas tácticas ligeiras blindadas (VLTB) 4x4 URO VAMTAC ST5, ao serviço do Exército Português desde 2020, são fabricadas pela UROVESA - URO Vehículos Especiales S.A. (Espanha), correspondendo o acrónimo VAMTAC a "Vehículo de Alta Movilidad Táctico", literalmente "Veículo Táctico de Alta Mobilidade". A versão ST5 BN3 tem um peso de 10 250 kg, um comprimento de 5,26m, uma largura de 2,85 e uma altura de 2,77m. Operam com até 5 elementos e estão armadas com uma metralhadora pesada Browning .50. Estão referenciadas com um nível 3 de protecção balística STANAG (4569).
Estes militares estão enquadrados na 11ª Força Nacional Destacada (11FND/RCA), constituída como uma Força de Reacção Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA, "Mission multidimensionnelle intégrée des Nations unies pour la stabilisation en Centrafrique"), comandada pelo Tenente-Coronel de Infantaria Paraquedista Hélder Jorge Prata Pinto, sendo composta por um total de 185 operacionais (na sua maioria do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, 2BIPára) e por 3 especialistas da Força Aérea Portuguesa (Equipa de Controlo Aéreo Táctico, JTAC). A 11FND/RCA está neste Teatro de Operações desde 16 de Maio de 2022.
Foto via Forças Armadas Portuguesas
Comentários