FORÇAS RUSSAS "VDV"


Ucrânia
Agosto de 2022

Viatura blindada anfíbia BMD-2K-AU afecta às Forças Aerotransportadas (VDV, "Vozdushno-Desantnye Voyska") das Forças Armadas da Federação Russa, na Ucrânia, em Agosto de 2022. No vídeo, além da operação da peça automática de 30 mm da viatura blindada, e ao lançamento de um míssil guiado anti-carro 9K111, podemos observar um dos militares, em posição apeada, a disparar um foguete anti-carro RPG-26 "Aglen".





A BMD-2K-AU corresponde a um modernização da BMD-2K (com novos equipamentos de comunicações, comando e controlo; correspondendo o "K" à inicial de "Komandirskaya", "Comando") e está ao serviço desde 2014. É uma viatura blindada anfíbia, afecta a contextos de alta mobilidade, com um peso de 13,6 toneladas e com um comprimento de 6 metros. Tripulada por 2 a 3 elementos, pode transportar até 6 outros militares equipados. Está armada com um canhão automático 2A42 de 30mm (com 300 munições), uma metralhadora co-axial PKT de 7,62 mm e outra PKT de 7,62 mm no chassis. Conta ainda, instalada sobre a torre, com uma plataforma 9P135M lança mísseis guiados anti-carro 9K111 "Fagot", designação NATO "AT-4 Spigot".
Propulsionada por um motor diesel de 6 cilindos em V, 5D-20-240, de 240 hp, tem uma velocidade máxima em estrada de 60 km/h, com uma autonomia de 450 km. Pode ser lançada, totalmente equipada e com tripulantes e passageiros, a partir de avião e com descida em pára-quedas. BMD corresponde às iniciais de "Boyevaya Mashina Desanta" ("Боевая Машина Десанта"), que se traduz por "Viatura de Combate Aerotransportada".
Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA