F-117 EM EXERCÍCIOS NA CALIFÓRNIA


Fresno, Califórnia, EUA
13 de Setembro de 2021

A 13 de Setembro de 2021 foram documentados, em fotos e em comunicado escrito, pelas Forças Armadas dos EUA, dois Lockheed F-117 Nighthawks, no aeroporto internacional de Fresno Yosemit (Califórnia, EUA), a partir do qual operaram durante 4 dias em exercícios de combate aéreo dissimilar (DACT, "Dissimilar Air Combat Training"), simulando, entre outros cenários, o seu uso como se fossem sofisticados mísseis de cruzeiro, com os F-15C/D Eagle da "144th Fighter Wing" da "California Air National Guard" (ANG). Estes dois F-117 apresentavam as marcações de "TR" na cauda, referentes à base de "Tonopah Test Range" (TTR), no Nevada.

Ao serviço da Força Aérea dos EUA (USAF), sob elevado secretismo, desde Outubro 1983, os F-117 Nighthawks são conhecidos como o primeiro "caça furtivo" (ainda que sejam, na verdade, um bombardeiro e não, de todo, um "caça"). A sua estreia em combate teve lugar em Dezembro de 1989 aquando da Operação "Just Cause", sobre o Panamá, durante a qual duas destas aeronaves bombardearam a base aérea de Rio Hato. Em Janeiro de 1991 tiveram um papel de especial relevo na operação "Desert Storm" (nos ataques nocturnos para destruição das defesas anti-aéreas na região metropolitana de Bagdade, bem de como alvos estratégicos, de comando e controlo, altamente defendidos).

No decurso da Operação "Allied Force", em 1999, no Teatro de Operações da Jugoslávia, um F-117 (número de série 82-0806, "Vega-31", pilotado pelo Tenente-Coronel Darrell Patrick "Dale" Zelko - e não pelo Capitão Ken "Wiz" Dwelle como muitas vezes referenciado pela inscrição na canópia) foi abatido, a 27 de Março de 1999, por um míssi terra-ar S-125 Neva/Pechora (designação NATO, SA-3 "Goa") disparado pelas defesas guiadas por radar das Forças Armadas Sérvias (estando a respectiva canópia, e outros elementos, em exibição no Museu da Aviação em Belgrado). No Teatro de Operações do Afeganistão, em 2001, os F-117 estariam envolvidos novamente em combate na Operação "Enduring Freedom"e, de volta ao Iraque, em 2003, na Operação "Iraqui Freedom".

Foram retirados de serviço de combate a 22 de Abril de 2008, mas parte deles mantidos, na Base de TTR, no Nevada, em armazenamento de tipo 1000 ("Type 1000 Storage"), uma classificação que os garante em estado de retomar operação a pedido, sendo alvo de manutenção preventiva e verificação regular de conformidade.

O F-117A tem um comprimento de 20,09 metros, uma envergadura de asa de 13,21 metros, uma altura de 3,78 metros, com um peso em vazio de 13,3 toneladas (e um peso máximo à descolagem de 23,8 toneladas). Propulsionado por dois motores General Electric F404-F1D2 tem uma velocidade máxima de 1 100 km/h (Mach 0,92) e um tecto de altitude máxima de 14 000 metros. Tem 2 compartimentos internos, com 1 ponto de fixação em cada, onde podem transportar diferentes combinações de armamento (convencional ou nuclear).

Foto pelo Capitão Jason Sanchez | ANG

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