MÍSSIL HELLFIRE R9X


Kabul, Afeganistão
31 de Julho de 2022

O Hellfire R9X (AGM-114 R9X) é um míssil derivado da plataforma originalmente construída, na década de 1980, para uso como a arma anti-carro de referência do helicóptero de ataque Apache AH-64, o AGM-114, aqui desprovido de ogiva explosiva mas equipado com seis hélices/lâminas, que, girando a alta velocidade, produzem um impacto devastador no objectivo (minimizando danos colaterais pela ausência de carga explosiva). As hélices/lâminas permanecem recolhidas durante o voo, sendo apenas estendidas na fase final da trajectória.

Produzido pela Lockheed Martin, propulsionado por um foguete de combustível sólido Thiokol TX-657, este míssil voa a uma velocidade de Mach 1.3 (aprox. 1 600 km/h), tendo uma massa total em redor dos 45 Kg, um comprimento de 1,6 m, com 180 mm de diâmetro. Tem um alcance de 8 000 metros sendo guiado por laser. Este míssil (tal como a plataforma base) pode ser disparado a partir de aeronaves não tripuladas ao serviço dos Estados Unidos, como seja o General Atomics MQ-9 "Reaper" (também designado por Predator B), vocacionado, precisamente, para missões de longa duração e alta altitude.

Terá sido esta a arma usada na eliminação de Ayman al-Zawahiri, líder da Al Quaeda, em Kabul no Afeganistão, a 31 de Julho de 2022; idem na eliminição, a 1 de Janeiro de 2019, na região de Marib, no centro do Iémen, de Jamal Ahmad Mohammad Ali Al Badawi, um dos co-autores do ataque ao navio da marinha dos EUA, USS Cole; bem como na eliminação, a 26 de Fevereiro de 2017, na localidade de Al-Mastumah, na região de Idlin no Noroeste da Síria, de Abu Khayr Al Masri, o segundo em comando da Al Quaeda.

O Hellfire R9X é designado na gíria por "Flying Ginsu" ("Ginsu Voadora"), numa referência às facas "Ginsu", da Scott Fetzer Company, com presença regular nos canais de televendas em finais da década de 1970 e inícios da década de 1980.

Diagrama original por Roque Ruiz | WSJ
Adaptação e tradução por "Espada & Escudo"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124