"DRONE" UCRANIANO MULTI-FUNÇÕES


Ucrânia
3 de Agosto de 2022

Aeronave não tripulada multi-funções SPE KRUJET UJ-22 "Airborne", de fabrico Ucraniano, a 3 de Agosto de 2022, na Ucrânia.

Fabricada industrialmente pela SPE KRUJET, com sede em Kyiv, na Ucrânia, o UJ-22 "Airborne", ao serviço desde 2021, é uma aeronave não tripulada (vulgo "drone"), multi-funções, com alcance de comando de 100 km desde o posto de controlo (e até 800 km em voo autónomo), uma autonomia de 7 horas de voo, com uma velocidade máxima de 160 km/h e um tecto com uma altitude máxima de 6 000 metros. Tem um comprimento de 3,3 metros e uma envergadura de asa de 4,6 metros.

Preparado para descolar e aterrar a partir de campos improvisados e de operar em condições meteorológicas adversas, tem uma capacidade de carga até 20 kg (com um peso total máximo à descolagem de 85 kg). Esta carga pode corresponder a granadas anti-carro PG-7VM (modificadas com aletas para queda-livre) ou granadas de morteiro, de alto explosivo, de 82mm.

O comando e controlo do UJ-22 assenta na plataforma de software "Daedalus" ("Dédalo, Deus grego, arquitecto e inventor, pai de Ícaro), que integra, entre outros, suporte de referenciação de coordenadas WGS-84 e SK-42, mapeamento digital de objectos identificados de acordo a simbologia standardizada NATO MIL-STD 2525 D. O "Daedalus" consegue identificar, processar e mapear em tempo real os objectos observados (e registados) em voo, podendo operar em modo automático ou manual (ou semi-automático), compreendendo a definição de zonas de exclusão, zonas de de interesse, linhas de demarcação, pontos alternativos de retorno, etc

Foto por Yevhen Kotenko | Ukrinform

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124