BANDEIRAS NA ARTILHARIA RUSSA


Ucrânia
26 de Junho de 2022

Unidades de artilharia autopropulsionada Msta-S das Forças Armadas da Federação Russa em operação na Ucrânia a 26 de Junho de 2022. A bandeira triocolor, branca, amarela e preta, à esquerda na foto, corresponde à bandeira do Império Russo, que remonta ao decreto de 1858 de Alexandre II e que foi, até 1896, a bandeira de estado da Rússia. A bandeira vermelha, à direita na foto, corresponde à bandeira de estado da URSS, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (СССP, "Союз Советских Социалистических Республик").

Esta bandeira, ao contrário do "Estandarte da Vitória", também não é um símbolo oficial actual da Federação Russa (ou das suas Forças Armadas). A URSS foi extinta a 6 de Dezembro de 1991, como resultado da declaração nº. 142-Н do respectivo Conselho Supremo. A bandeira aqui usada foi adoptada em 1922 e extinta, há 3 décadas, em 1991. Foi substituída oficialmente, a 22 de Agosto de 1991, pela bandeira tricolor (branca, azul e vermelha).

A 2S19 Msta-S ("Мста"-S) tem 42 toneladas de peso, com 7,15 metros de comprimento e uma altura de praticamente 3 metros; assente sobre bases e componentes do chassis do T-72 / T-80. A peça instalada é uma 2A65 de 152.4 mm com um alcance de 25 km com cargas standard e até 28,9 km com cargas especiais. Conta ainda com uma metralhadora pesada NSVT de 12,7 mm. Esta unidade de artilharia pode disparar, além das diferentes tipologias de munição standard, as munições "Krasnopol" (9K25) guiadas por laser. A designação "Msta" ("Мста") corresponde ao Rio do mesmo nome, no Norte da Rússia, que, nascendo no Lago Mstino, percorre os distritos de Tver e Novgorod, e desagua no Lago Ilmen.

Foto via Agência RIA Novosti ("РИА Новости")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124