"ESTANDARTE DA VITÓRIA"


Central Nuclear de Zaporozhye, Enerhodar, Ucrânia
8 de Março de 2020

Na Central Nuclear de Zaporozhye ("Запорізька"), junto à cidade de Enerhodar ("Енергодáр"), na Ucrânia, a 8 de Março de 2022, junto ao edificio do respectivo Reactor número 1, no mastro ao lado da bandeira tricolor da Federação Russa, está hasteada uma bandeira vermelha contendo, quanto voltada de face, no seu canto superior esquerdo os símbolo soviéticos da foice e do martelo, encimados por uma estrela de 5 pontas, e, ao lado direito, todo um conjunto de inscrições, em cirílico Russo.
Esta bandeira corresponde a uma réplica do chamado "Estandarte da Vitória" ("Знамя Победы") que assinalou, na 2.ª Guerra Mundial, os momentos finais da Batalha de Berlim, a 30 de Abril de 1945, aquando do seu hastear por militares do Exército da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) no topo do edifício do Reichtag. É conhecida como "Estandarte da Victória n.º 5", estando o original do mesmo preservado e em exibição, em Moscovo, no Museu Central das Forças Armadas ("Центральный Музей Вооруженных сил").
Com as iniciais por extenso e em tradução do cirílico Russo para Português temos: "150.º Espingarda, Ordem Kutuzov de 2.a classe, Divisão Idritsa, 79.º Corpo de Espingarda, 3.º Exército de Choque, 1.ª Frente Bielorrussa".
Este mesmo "Estandarte da Vitória" é usado, desde 2018, em cerimónias oficiais pelas autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk (DPR) e de Luhansk (LPR), em particular nas respectivas paradas militares. A Central Nuclear de Zaporozhye, na Ucrânia, que entrou ao serviço em 1985, e é gerida pela Ucrânia desde 1991, foi ocupada pelas Forças Armadas da Federação Russa a 4 de Março de 2022.
Foto por Konstantin Mihalchevskiy | OSINT Composição e edição por "Espada & Escudo"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA