"DRONE" BOMBARDEIA BLINDADO


Ucrânia
26 de Março de 2022

Excerto de um registo vídeo das Forças Armadas da Ucrânia mostrando o ataque com uma aeronave não tripulada, recorrendo a 3 cargas anti-carro, RKG-1600, de aproximadamente 1 kg cada, contra uma viatura blindada (possivelmente um BTR) das Forças Armadas da Federação Russa, a 26 de Março de 2022, na Ucrânia.
As cargas RKG-1600 são uma modernização Ucraniana a partir da granada de mão anti-carro soviética RKG-3, com adição de aletas para poder ser largada com precisão a partir de aeronaves não tripuladas. Estas granadas anti-carro têm um peso de aproximadamente 1 kg com cerca de 36 cm de comprimento, equipadas com uma carga de alto-explosivo TNT/RDX de 567 gramas. No seu uso "standard", por infantaria, são atiradas "em arco" visando atingir a parte superior (de menor blindagem, mais vulnerável) da viatura, existindo um mecanismo de abertura na pega da granada com um pequeno paraquedas para controlar a queda e garantir a trajectória vertical (sendo a acção de explosão desencadeada por um percutor de contacto).



As aeronaves não tripuladas (vulgo, "drone") aqui em uso pelas Forças Armadas Ucranianas, já antes referenciadas e documentadas por fontes abertas de informação, são de construção local, não industrializada, e "customizada", com oito rotores e com recurso a "software" de fonte aberta para o seu controlo e operação. Em concreto, o interface de informação e controlo exibido no vídeo é o MWOSD (compatível com mais de 1 dezena de diferentes equipamentos de controlo de voo), mostrando aqui, entre outros, na secção central, o indicador visual de carga de bateria e os indicadores numéricos de voltagem (volts) e amperes (mAh, miliampere/hora) da mesma; e, na lateral esquerda, informações gráficas e numéricas da camada térmica; na lateral direita temos a indicação, em metros, da altitude.
Vídeo via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA