"MARCAÇÕES" RUSSAS


Ucrânia
1 de Março de 2022

Desde o início da ofensiva das Forças Armadas da Federação Russa na Ucrânia, a 24 de Fevereiro de 2022, que têm sido observadas marcações "de missão" nas viaturas russas. Com a informação entretanto recolhida e com a boa prática de cruzamento de fontes primárias e de diferentes analistas, projecta-se que estas marcações, além de visarem facilitar a diferenciação face ao mesmo material em uso pelas Forças Armadas da Ucrânia (mitigação de "fogo amigo"), denotam também a "frente" geográfica de inserção das forças russas em território ucraniano.

Teremos assim: a marcação "V" associada à frente a Norte, com entrada pela região em torno de Chernobyl / Pripyat, visando o eixo da margem Oeste do Rio Dnieper rumo à capital Kyiv; a marcação "O", também a Norte, com entrada pela região de Chernihiv, visando o eixo da margem Leste do Rio Dnieper rumo a Kyiv; a marcação "Z" com a cercadura de um quadrado, a Nordeste, rumo a Kharkiv (a segunda maior cidade da Ucrânia); a marcação "Z", a Sul, a partir da península da Crimeia, rumo à zona portuária de Kherson. 

De notar que a marcação "Z" não corresponde literalmente a uma "letra", dado que a mesma não existe sequer enquanto tal no alfabeto círilico. São, acima de tudo, tal como o "O" ou o "V", marcações pictográficas de fácil leitura e diferenciação.

Mapa base © TurboSquid by ShutterStock
Edição e anotação por Espada & Escudo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA