CONTROLO DE MÍSSEIS ANTI-CARRO
Kyiv, Ucrânia
20 de Março de 2022Nas posições defensivas da malha urbana da região metropolitana de Kyiv, Ucrânia, temos, a 20 de Março de 2022, uma operacional das Forças Armadas da Ucrânia a operar a consola de comando PDU-215 da plataforma de mísseis anti-carro Stunha-P/ Skif de design e fabrico ucraniano (Ukroboronprom / Luch), ao serviço desde 2011.
A PDU-215 é uma unidade de controlo instalada dentro de uma mala de transporte, equipada com ecrã de observação e informação, e com "joystick" de controlo, que pode distar até 50 metros da plataforma lançadora (onde o tubo lança-míssil está instalado sobre tripé). A PDU-215 permite uma operação com base em dois modos: o modo manual e o modo automático ("fire and forget"). No modo manual o operador pode usar o "joystick" para proceder a correcções na trajectória do míssil. No modo automático o míssil é guiado pelo apontador laser. Esta plataforma opera com mísseis de 152 mm e de 130mm, de carga "tandem" (RK-2S, RK-2M-K) bem como de alto explosivo de fragmentação (RK-2OF, RK-2M-OF). Os mísseis, com um peso unitário entre os 30 e os 37 kg, têm um alcance efectivo até 5 500 metros.
Os menus e indicações em arábico que surgem no ecrã decorrem de estarem agora a ser usadas unidades de exportação (Skif), já preparadas com uma customização de "software" para clientes do médio-oriente, como sejam a Argélia e a Arábia Saudita.
A operar a PDU-215 está Tetiana Mykolayivna Chornovol ("Тетя́на Микола́ївна Чорново́л"), de 42 anos, ex-deputada do Parlamento Ucraniano (2014-2019). É mãe de dois filhos e viúva de Mykola Berezovyi, que faleceu em Agosto de 2014 durante a Guerra do Donbas, no Leste da Ucrânia.
Foto por Gleb Garanich | Reuters
Comentários