"BEM VINDOS AO INFERNO"


Irpin, Ucrânia
3 de Março de 2022

A frase "Bem Vindos ao Inferno" ("Добро пожаловать в ад") deixada como aviso pintado junto ao destroço de uma viatura blindada BMD-2 das Forças Armadas da Federação Russa, queimada e totalmente destruída, em Irpin (a cerca de 20 Km do centro de Kyiv), a 3 de Março de 2022.

A mesma frase surgia amiúde pintada nos muros e paredes de Grozny, na Chechénia, aquando da "Primeira Batalha de Grozny", entre 31 de Dezembro de 1994 e 8 de Fevereiro de 1995, entre milícias chechenas e operacionais das Forças Armadas Russas, e repetir-se-ia, literalmente com o sufixo "II", naquela que, entre, Dezembro de 1999 e Fevereiro de 2000, ficaria conhecida como a "Segunda Batalha de Grozny", ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/01/o-inferno-de-grozny.html   .

O BMD-2 é uma viatura blindada de 11,5 toneladas, com 4 tripulantes e podendo transportar mais 4 militares equipados, que tipicamente opera em contextos de alta-mobilidade e associada a unidades aerotransportadas (podendo mesmo ser lançada de pára-quedas). Está armada com um canhão automático de 30 mm, 2A42 (igual ao que equipa o BMP-2), com um lança-mísseis anti-carro 9P135M-1, com uma metralhadora co-axial PKT de calibre 7,62 mm e com uma segunda metralhadora frontal PKT de calibre 7,62 mm (elemento de que parte do cano / tapa-chamas ainda se consegue distinguir, no topo da parte dianteira do destroço, junto à secção angulada). Tem autonomia de 450 km e consegue uma velocidade máxima, em estrada, de 80 km / h.

Foto por Chris McGrath

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124