O CRISÂNTEMO "CAÇADOR DE TANQUES"


Mykolaivka, Donetsk, Leste da Ucrânia
27 de Fevereiro de 2022

Viatura blindada das Forças Armadas da Federação Russa, em operação conjunta com forças da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR, "Donetskaya Narodnaya Respublika"), um 9P157-2 "Khrizantema-S", um "caçador de tanques", junto a Mykolaivka ("Миколаївка"), Donetsk, no Leste da Ucrânia, a 27 de Fevereiro de 2022.

O 9P157-2 é uma variante da viatura blindada BMP-3, ao serviço desde 2005, equipada com uma plataforma assente no míssil guiado anti-carro (ATGM) 9M123, AT-15 Springer, na variante standard, de alto-explosivo anti-carro (HEAT) e na variante "F", termobárica. O 9M123 tem a designação russa comum de "Khrizantema-S", correspondente à flor "Crisântemo" em português, cientif. "Chrysanthemum". Sendo esta designação usada para, normalmente, designar todo o conjunto da plataforma e viatura.

Na foto este "caçador de tanques" surge no seu modo "recolhido", em que a plataforma (dupla) de mísseis, o radar e os sensores estão a coberto, no interior do chassis. Ao entrar em modo "combate", a plataforma de mísseis eleva-se na vertical a partir do interior, o radar eleva-se também, e as protecções frontais dos sensores abrem-se.

Os mísseis 9M123 têm um peso de 46 kg com uma ogiva de 8 kg (6 kg na variante termobárica), com um alcance máximo de 6 000 metros, podendo ser guiados pelos dois sistemas base da plataforma, radar (ACLOS) e laser (SACLOS). Dispõe de um sistema automatizado de recarga dos mísseis, a partir das 15 unidades que pode transportar no seu armazenamento interno.

Foto via AP - Associated Press | OSINT
Edição e composição por "Espada & Escudo"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124