POSTO DE CONTROLO DE ESTRADA


Volnovakha-Dokuchayevsk, Donetsk, Leste da Ucrânia
22 de Março de 2022

Bandeiras da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR / DNR, "Donetskaya Narodnaya Respublika") e da Federação Russa, numa operação conjunta de ambas as forças, com uma viatura blindada BMP-3, junto a um posto de controlo da estrada H20 no troço entre Volnovakha ("Волноваха") e Dokuchayevsk ("Докучаєвськ"), no Leste da Ucrânia, a cerca de 50 km a Norte de Mariupol, a 22 de Março de 2022.

O BMP-3 ("БМП-3"), Objecto 688M, é uma viatura blindada anfíbia de lagartas, de 18,7 toneladas, com 7,14 metros de comprimento, com uma velocidade máxima de 72 km/h em estrada e de 45 km/h em campo, produzida pela Kurganmashzavod. Com 3 tripulantes, e com capacidade para transportar no seu interior até 7 militares equipados, este BMP-3 está armado na sua torre com uma peça 2A70 de 100mm, de que transporta até 40 munições, e com um canhão automático 2A72 de 30mm, paralelo à direita daquela, com uma carga típica de 300 munições de alto-explosivo e 200 munições perfurantes. Conta ainda, à esquerda da peça principal, com uma metralhadora co-axial PKT de 7,62mm. A peça de 100mm pode, além das munições "standard", disparar mísseis guiados anti-carro 9M117 "Bastion" (AT-10 "Stabber"), de que transporta até 8 unidades. Está ainda armada, nos extremos laterais da parte frontal, com mais 2 metralhadoras PKT de 7,62mm.

A abreviatura "BMP" deriva de "Boevaya Mashina Pehoty" ("боевая машина пехоты"), literalmente "Viatura de Combate de Infantaria".

Foto por Nikolai Trishin | TASS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA