CANHÃO-SEM-RECUO E O "CAVALO DE ALEXANDRE"

Livoberezhnyi, Mariupol, Ucrânia
14 de Março de 2022

Na zona leste da cidade de Mariupol, Livoberezhnyi, na Ucrânia, a 14 de Março de 2022, temos, em primeiro plano, um militar das Forças Armadas da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR, "Donetskaya Narodnaya Respublika"), pró-Federação Russa, armado com uma espingarda automática AKS-74, em calibre 5.45×39mm, de coronha rebatível, sentado sobre um canhão sem recuo SPG-9 "Kopyo" ("Spear", "Lança"), de alma lisa, de calibre 73 mm, com tripé e suporte de transporte com eixo-rodado (tem um peso de aproximadamente 60 Kg com o tripé). 

O SPG-9 é usado tipicamente com munição PG-9/N de alto-explosivo anti-carro, com um alcance máximo de 1 300 metros; ou na variante de alto-explosivo de fragmentação, a munição OG-9V/VM/VM1, com um alcance máximo de 4 500 metros. O SPG-9 dispara munições congéneres das usadas pela peça de 73 mm 2A28 Grom da viatura blindada BMP-1.

Em plano de fundo temos uma viatura blindada das Forças Armadas Ucranianas, BRT-4 "Bucephalus" ( ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/02/o-cavalo-de-alexandre.html ), designação que corresponde ao nome do cavalo de Alexandre "O Grande", aqui perdida para as Forças da Federação Russa no decurso dos combates na região envolvente de Mariupol no Leste da Ucrânia, a 14 de Março de 2022.


Foto via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA