ATAQUE A COLUNA BLINDADA JUNTO A KYIV


Skybyn, Brovary, Ucrânia
10 de Março de 2022

Na localidade de Skybyn ("Скибин"), junto a Brovary, a cerca de 20 Km a Noroeste de Kyiv, sobre a auto-estrada E-95, nas imediações do posto de combustível KLO (coordenadas de geo-referenciação 50.5858904, 30.8388235), uma coluna blindada das Forças Armadas da Federação Russa, composta por um conjunto alargado e diversificado de viaturas blindadas, artilharia e carros-de-combate (mais de 40 unidades, um efectivo ao nível de Batalhão), vê a sua marcha interrompida, várias viaturas são atingidas, e é obrigada a retirar e dispersar, sob um ataque conjunto dos "Cossacos Negros" ("Чорних Запорожців") da 72.ª Brigada Mecanizada (72 OMBr) e do Batalhão "Azov" ("Окремий загін спеціального призначення" «Азов»), das Forças Armadas da Ucrânia.



O registo áudio que acompanha o vídeo corresponde a uma intercepção das comunicações das Forças Armadas da Federação Russa, reportando a morte do oficial comandante do regimento cujas unidades, e o próprio, foram alvo deste ataque, denotando ter o mesmo sido executado por uma acção de armas combinadas de carros de combate, artilharia e suporte de aeronaves não tripuladas. Este oficial é o Coronel Andrei Zakharov que, em 2016, recebeu, ainda como Major, a condecoração da Ordem da Coragem, pelo seu serviço na Síria, entregue pelo Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin.

A unidade comandada pelo Coronel Andrei Zakharov no teatro de operações da Ucrânia era o o 6.º Regimento Blindado da Guarda, designado, desde 2018, por "Guardas de Lviv". O 6.º Regimento está afecto à 6.a Divisão Mecanizada da Guarda (ref. 68434).
Vídeo via Forças Armadas da Ucrânia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124