ATAQUE A COLUNA BLINDADA JUNTO A KYIV


Skybyn, Brovary, Ucrânia
10 de Março de 2022

Na localidade de Skybyn ("Скибин"), junto a Brovary, a cerca de 20 Km a Noroeste de Kyiv, sobre a auto-estrada E-95, nas imediações do posto de combustível KLO (coordenadas de geo-referenciação 50.5858904, 30.8388235), uma coluna blindada das Forças Armadas da Federação Russa, composta por um conjunto alargado e diversificado de viaturas blindadas, artilharia e carros-de-combate (mais de 40 unidades, um efectivo ao nível de Batalhão), vê a sua marcha interrompida, várias viaturas são atingidas, e é obrigada a retirar e dispersar, sob um ataque conjunto dos "Cossacos Negros" ("Чорних Запорожців") da 72.ª Brigada Mecanizada (72 OMBr) e do Batalhão "Azov" ("Окремий загін спеціального призначення" «Азов»), das Forças Armadas da Ucrânia.



O registo áudio que acompanha o vídeo corresponde a uma intercepção das comunicações das Forças Armadas da Federação Russa, reportando a morte do oficial comandante do regimento cujas unidades, e o próprio, foram alvo deste ataque, denotando ter o mesmo sido executado por uma acção de armas combinadas de carros de combate, artilharia e suporte de aeronaves não tripuladas. Este oficial é o Coronel Andrei Zakharov que, em 2016, recebeu, ainda como Major, a condecoração da Ordem da Coragem, pelo seu serviço na Síria, entregue pelo Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin.

A unidade comandada pelo Coronel Andrei Zakharov no teatro de operações da Ucrânia era o o 6.º Regimento Blindado da Guarda, designado, desde 2018, por "Guardas de Lviv". O 6.º Regimento está afecto à 6.a Divisão Mecanizada da Guarda (ref. 68434).
Vídeo via Forças Armadas da Ucrânia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA