OPERAÇÕES ESPECIAIS UCRANIANAS


Irpin, Kyiv, Ucrânia
13 de Março de 2022

A cerca de 25 km a Noroeste do centro de Kyiv, em Irpin ("Ірпінь"), militares das Operações Especiais dos Serviços de Informações do Ministério da Defesa da Ucrânia seguem para posições na linha da frente. O militar em primeiro plano transporta um lança-granadas foguete RPG-7, municiado com uma carga PH-7VL, de alto-explosivo anti-tanque (HEAT), e transportando, às costas, duas outras cargas.

De destacar, na parte inferior da mochila, a granada de fumo "РДГ‐55МЧ" , correspondente à referência que gera fumo preto (a referência "РДГ‐55МБ" é para fumo branco). Fabricada pelo EcoTest Defense, em Lviv, na Ucrânia.

O "patch" no ombro direito deste mesmo militar, em amarelo e azul, corresponde aos GUR ("ГУР"), iniciais que correspondem a "Golovne Upravlinnya Rozvidky" ("Головне управління розвідки"), que se traduz por Direcção Geral dos Serviços de Informações (ref. https://gur.gov.ua/ ). A arquitectura orgânica desta unidade militar de operações especiais na dependência dos serviços de informações segue, historicamente, o conceito soviético, conhecido desde 1949 e ainda em uso, das Spetsnaz GRU da Federação Russa.

Este emblema, que data de 2016, apresenta uma coruja de asas abertas, segurando uma espada nas suas garras, voando sobre um planisfério, com a Federação Russa demarcada. Na cercadura circular, de fundo amarelo, consta, na secção superior, em cirilico ucraniano, "Воєнна Розвідка України" ("Voyenna Rozvidka Ukrayiny"), que se traduz por "Serviços de Informações Militares da Ucrânia", e, na secção inferior, a citação latina "Sapiens Dominabitur Astris", que se traduz por "O Homem Sábio Será Mestre das Estrelas".

Foto por Dimitar Dilkoff | AFP - Agence France Press

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124