BTR-D COM ANTI-AÉREA
Armyansk, Crimeia, Sul da Ucrânia
26 de Fevereiro de 2022Militares das Forças Armadas da Federação Russa, a 26 de Fevereiro de 2022, numa viatura blindada anfíbia BTR-ZD (variante da BMD-1), em conjunto com mais meios em coluna, partindo da cidade de Armyansk ("Армянск"), no extremo Norte da Crimeia, rumo à região portuária ucraniana de Kherson ("Херсо́н").
As iniciais BTR-D resultam de "Bronetransportyor Desanta" (БТР-Д, "Бронетранспортер Десанта") literalmente "Transporte Blindado Aerotransportado"; no caso presente acresce as iniciais e passam a BTR-ZD, por estar equipada com uma ZU-23-2, uma peça anti-aérea "dupla", com dois canhões automáticos de 23 mm, com um alcance efectivo até 2 500 metros e uma cadência prática de 400 disparos por minuto. Está ainda armada com 2 metralhadoras PKB de 7.62 mm nas extremidades frontais do chassis. A peça anti-aérea aqui instalada sobre o chassis (e pronta a operar), pode ser transportada a reboque. Pode a mesma ser também usada em outros contextos que não exclusivamente o anti-aéreo, e.g., contra edificações ou viaturas ligeiras.
A BTR-ZD é uma viatura blindada afecta às Forças Aerotransportadas (VDV, "Vozdushno-Desantnye Voyska") das Forças Armadas da Federação Russa, com especial foco na sua mobilidade e flexibilidade. Tem um peso base de 8 toneladas e meia a que acrescem cerca de 1 tonelada da ZU-23-2. É tripulada por 3 elementos, podendo transportar até um máximo de 10 militares.
Foto por Konstantin Mihalchevskiy | AP - Associated Press
Comentários