"RAPOSA" EM OPERAÇÃO NO MALI
Mali
Julho de 2022Viatura blindada de reconhecimento "Fennek" do Exército Alemão, ao serviço da MINUSMA ("Mission multidimensionnelle intégrée des Nations unies pour la stabilisation au Mali"), em Julho de 2022, em operação no Leste do Mali. Esta força alemã está sediada em "Camp Castor", na cidade de Gao, a 960 km a Nordeste da capital Bamako, e a cerca de 130 km a Norte da fronteira com o Burkina Faso.
A "Feenek" é uma viatura blindada ligeira de reconhecimento ("LGS", "Leichter Gepanzerter Spähwagen"), de 10 toneladas, 4x4, com possibilidade de ajuste interno da pressão dos pneus, capaz de uma velocidade máxima, em estrada, de 115 km/h, com um alcance operacional de 860 km.
Com uma tripulação de 3 elementos, está equipada com sensores sofisticados, em mastro extensível, compreendendo câmara de alta resolução, visão nocturna, visão térmica e medidor de distância laser. Em termos de armamento pode estar equipada, como surge nesta foto, com lança-granadas automático de 40 mm, Heckler & Koch GMG ("Granatmaschinengewehr"), ou metralhadora em calibre 7.62x51mm NATO ou .50 BMG (operados remotamente a partir do interior da viatura, graças à plataforma FLW-200 da Krauss-Maffei Wegmann).
O nome "Fennek" deriva de "Fanak" ( فنك ), a expressão berbere-árabe para uma pequena raposa do deserto, em português "Feneco" (nome científico "Vulpes zerda").
Foto por Jan Röllig | Forças Armadas Alemãs ("Bundeswehr")
Comentários