TREINO DE ANTI-AÉREAS SÉRVIAS
Kraljevo, Sérvia
6 de Setembro de 2022Várias unidades PASARS-16 ("ПАСАРС-16"), de defesa anti-aérea, com a alcunha de "Terminator", do 25.º Batalhão de Defesa Anti-Aérea da 2.ª Brigada do Exército da Sérvia, em treinos em redor da Base de Jovan Kursula, na região de Kraljevo ("Краљево"), na Sérvia, a 6 de Setembro de 2022.
A plataforma PASARS-16 ("ПАСАРС-16"), de desenho e produção Sérvias, está assente num chassis FAP 2026BS/AV 6x6, tem uma massa total de 17 toneladas com cerca de 8 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 3,2 metros de altura. Consegue uma velocidade máxima em estrada de 100 km/h e tem uma autonomia de 800 km.
Esta plataforma compreende 3 versões híbridas, combinando uma peça Bofors de 40mm, guiada por radar, com diferentes plataformas de mísseis terra-ar guiados por infra-vermelho. A peça de 40 mm é alimentada por munições produzidas localmente, pela Sloboda ("Слобода", em Čačak, a cerca de 140 Km da capital Belgrado), com comportamento de "airburst" contendo 1 100 esferas de tungsténio. Integra-se, em particular, com a plataforma de radar externo, M85 "Žirafa" (a designação sérvia para a sua modernização e customização da plataforma SAAB "Giraffe" de origem Sueca). Conta ainda com sistema de medição de distância por laser, e plataforma de controlo com camara térmica e operação dia/noite.
Temos, assim, uma versão combinada com lança-mísseis 9K38 "Igla" (de origem Russa); outra combinada com lança-mísseis Mistral 3 (de origem Francesa); e outra combinada com lança-mísseis RLN-IC/170 (de origem Sérvia). Pode ainda apresentar-se, operacionalmente, sem estar equipada com mísseis.
Foto via Ministério da Defesa da República da Sérvia ("Министарство одбране Републике Србије")
Comentários