TREINO DE ANTI-AÉREAS SÉRVIAS


Kraljevo, Sérvia
6 de Setembro de 2022

Várias unidades PASARS-16 ("ПАСАРС-16"), de defesa anti-aérea, com a alcunha de "Terminator", do 25.º Batalhão de Defesa Anti-Aérea da 2.ª Brigada do Exército da Sérvia, em treinos em redor da Base de Jovan Kursula, na região de Kraljevo ("Краљево"), na Sérvia, a 6 de Setembro de 2022.

A plataforma PASARS-16 ("ПАСАРС-16"), de desenho e produção Sérvias, está assente num chassis FAP 2026BS/AV 6x6, tem uma massa total de 17 toneladas com cerca de 8 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 3,2 metros de altura. Consegue uma velocidade máxima em estrada de 100 km/h e tem uma autonomia de 800 km.

Esta plataforma compreende 3 versões híbridas, combinando uma peça Bofors de 40mm, guiada por radar, com diferentes plataformas de mísseis terra-ar guiados por infra-vermelho. A peça de 40 mm é alimentada por munições produzidas localmente, pela Sloboda ("Слобода", em Čačak, a cerca de 140 Km da capital Belgrado), com comportamento de "airburst" contendo 1 100 esferas de tungsténio. Integra-se, em particular, com a plataforma de radar externo, M85 "Žirafa" (a designação sérvia para a sua modernização e customização da plataforma SAAB "Giraffe" de origem Sueca). Conta ainda com sistema de medição de distância por laser, e plataforma de controlo com camara térmica e operação dia/noite.

Temos, assim, uma versão combinada com lança-mísseis 9K38 "Igla" (de origem Russa); outra combinada com lança-mísseis Mistral 3 (de origem Francesa); e outra combinada com lança-mísseis RLN-IC/170 (de origem Sérvia). Pode ainda apresentar-se, operacionalmente, sem estar equipada com mísseis.

Foto via Ministério da Defesa da República da Sérvia ("Министарство одбране Републике Србије")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124