"DRONE" NAVAL EM TRÓIA


Tróia, Portugal
23 de Setembro de 2022

Uma embarcação não tripulada "MARLIN", de desenho e construção turca, no decurso de uma demonstração do exercício "Dynamic Messenger", sob égide da NATO, em Tróia, Portugal, a 23 de Setembro de 2022.

O "MARLIN" é uma embarcação não tripulada construída nos Estaleiros Sefine (a cerca de 50 km a Sudeste de Instambul), assente numa plataforma de comando, controlo e sistemas da companhia turca Aselsan, aqui equipada com equipamento especializado de guerra electrónica ("Electronic Warfare", EW) e armada, à vante, com uma metralhadora pesada calibre 12,7mm. A designação turca da plataforma é "MARLIN SIDA", correspondendo SIDA ao acrónimo original turco ("Silahlı İnsansız Deniz Aracıu") para "Meio naval armado não tripulado".

A edição de 2022 do exercício "Dynamic Messenger" da NATO iniciou-se a 23 de Setembro e decorrerá até 30 de Setembro de 2022, sob a égide NATO "Allied Command Transformation" / "Joint Force Development Operational Experimentation". A decorrer em Portugal, o "Dynamic Messenger" está especialmente orientado para a operação e integração de meios não tripulados. Trata-se, aliás, do primeiro exercício operacional da NATO dedicado à integração destes equipamentos no domínio marítimo, contando aqui com a participação de 18 navios, 48 equipamentos não tripulados, com mais de 1 500 operacionais em representação de 16 países membros da NATO.

Estes recursos estarão envolvidos em cenários de luta anti-minas, segurança portuária, luta anti-submarina e endereçamento de ameaças assimétricas (terrorismo, entre outras).

Foto via Comando do "Standing NATO Maritime Group 1" (COM SNMG1)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas