"DRONE" NAVAL EM TRÓIA


Tróia, Portugal
23 de Setembro de 2022

Uma embarcação não tripulada "MARLIN", de desenho e construção turca, no decurso de uma demonstração do exercício "Dynamic Messenger", sob égide da NATO, em Tróia, Portugal, a 23 de Setembro de 2022.

O "MARLIN" é uma embarcação não tripulada construída nos Estaleiros Sefine (a cerca de 50 km a Sudeste de Instambul), assente numa plataforma de comando, controlo e sistemas da companhia turca Aselsan, aqui equipada com equipamento especializado de guerra electrónica ("Electronic Warfare", EW) e armada, à vante, com uma metralhadora pesada calibre 12,7mm. A designação turca da plataforma é "MARLIN SIDA", correspondendo SIDA ao acrónimo original turco ("Silahlı İnsansız Deniz Aracıu") para "Meio naval armado não tripulado".

A edição de 2022 do exercício "Dynamic Messenger" da NATO iniciou-se a 23 de Setembro e decorrerá até 30 de Setembro de 2022, sob a égide NATO "Allied Command Transformation" / "Joint Force Development Operational Experimentation". A decorrer em Portugal, o "Dynamic Messenger" está especialmente orientado para a operação e integração de meios não tripulados. Trata-se, aliás, do primeiro exercício operacional da NATO dedicado à integração destes equipamentos no domínio marítimo, contando aqui com a participação de 18 navios, 48 equipamentos não tripulados, com mais de 1 500 operacionais em representação de 16 países membros da NATO.

Estes recursos estarão envolvidos em cenários de luta anti-minas, segurança portuária, luta anti-submarina e endereçamento de ameaças assimétricas (terrorismo, entre outras).

Foto via Comando do "Standing NATO Maritime Group 1" (COM SNMG1)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA