REABASTECIMENTO NOCTURNO EM MONTE-REAL


BA5, Monte-Real, Leiria
5 de Setembro de 2022

Execução de manobras nocturnas de reabastecimento "hot pit" (com motores ligados) de aeronaves Lockheed Martin F-16AM (MLU) da Força Aérea Portuguesa (FAP), na Base Aérea Número 5 (BA5), Serra do Porto de Urso, em Monte-Real, Leiria, pelas 20:51 de 5 de Setembro de 2022.

As 3 viaturas pesadas com a inscrição lateral "AVTUR+FSII F-34" denotam o transporte pelas mesmas de combustível de âmbito de aviação militar, sendo "F-34" a designação formal NATO do "fuel". O acrónimo FSII corresponde ao aditivo de "Fuel System Icing Inhibitor" (sistema inibidor de congelação para o combustível); e o acrónimo AVTUR corresponde a "AViation TURbine fuel" (combustível para turbina de aviação) .

Estas manobras têm lugar no âmbito do exercício "Viper Shield", que decorrerá até 9 de Setembro de 2022, especialmente orientado a missões, diurnas e nocturnas, de luta anti-aérea defensiva com rápida rotação e operação de recursos. Este exercício permite ainda a qualificação das tripulações sediadas na BA5.

Foto via FAP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas