ATIRADOR NA "REVOLUÇÃO ROMENA"
Bucareste, Roménia
24 de Dezembro de 1989No decurso da "Revolução Romena" ("Revoluția Română") que levou à deposição do regime de 24 anos liderado por Nicolae Ceaușescu, secretário geral do Partido Comunista da Roménia ("Partidul Comunist Român"), temos, a 24 de Dezembro de 1989, em Bucareste, um atirador a operar uma espingarda semi-automática PSL-54C em calibre 7.62x54R mm, de fabrico Romeno, equipada com mira telescópica de 4 aumentos e tubo de 24mm, LPS 4×6° TIP2, também de fabrico romeno, pela IOR ("Întreprinderea Optică Română").
O acrónimo PSL resulta da expressão romena "Puşcă Semiautomat cu Lunetă", literalmente "espingarda semi-automática com mira telescópica". Produzida pela Fabrica de Arme Cugir, e ao serviço das Forças Armadas da Roménia desde 1974, a PSL-54C é muitas vezes apelidada na gíria de "Druganov Romena", numa referência à conhecida plataforma SVD de fabrico soviético. Na verdade esta arma romena, tendo por base a plataforma AKM, é uma plataforma mecanicamente muito diferente da SVD.
Em segundo plano, com a bandeira tricolor (azul, amarela e vermelha) da Romémia, temos uma viatura blindada 4x4, BRDM-2 ("Boyevaya Razvedyvatelnaya Dozornaya Mashina", "Боевая Разведывательная Дозорная Машина", literalmente "Viatura de Patrulha e de Reconhecimento de Combate"), de fabrico soviético, de 7 toneladas, armada com uma metralhadora pesada KPVT de 14.5 mm e, coaxial, uma metralhadora PKT de 7.62mm .
Foto por Joël Robine | Agence France-Presse
Comentários