CONTRA-MEDIDAS ANTI-MÍSSIL DA "CORTE-REAL"


Báltico
Setembro de 2022

Operação de carregamento do sistema de contra-medidas anti-míssil Mark 36 SRBOC a bordo da NRP Corte-Real (F332), fragata da classe Vasco da Gama da Marinha Portuguesa, em inícios de Setembro de 2022, no Báltico. Este sistema está instalado, com duas plataformas de lançamento, em ambas as laterais do navio, junto ao "hangar", logo abaixo da plataforma de defesa anti-aérea de 2x4 mísseis RIM-7 "Sea Sparrow" e do sistema "Close-In Weapons System", CIWS Phalanx.

O Mark 36 SRBOC ("Super Rapid Bloom Offboard Countermeasures Chaff and Decoy Launching System"), é uma plataforma produzida pela BAE Systems que, com base em conjuntos de 6 tubos instalados nas laterais do navio (designados por Mk 137), posicionados num ângulo de 45 a 60 graus, que permitem projectar um conjunto de elementos destinados a interferir com os sistemas de orientação de mísseis anti-navio.

A fragata NRP Corte-Real (F332), com 176 militares embarcados, incluindo duas equipas constituídas por militares fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e um médico naval, largou da Base Naval de Lisboa a 25 de Maio de 2022, e integra assim a Força Naval Permanente da NATO n.º 1 ("Standing NATO Maritime Group 1", SNMG1), até 16 de Setembro de 2022, operando no Mar Báltico, no Mar do Norte e no Atlântico Norte.

Foto via Marinha Portuguesa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas