FORÇAS IRLANDESAS RUMO À SÍRIA


Vale de Imaal, Irlanda
1 de Setembro de 2022

Consola de comando e controlo remoto da plataforma de armamento de uma viatura blindada MOWAG "Piranha" III (H) DRWS, matrícula 04 D 61565, das Forças de Defesa da Irlanda ("Óglaigh na hÉireann"), no decurso de uma demonstração aos "media", a 1 de Setembro de 2022, em Coolmoney Camp no Vale de Imaal (geo-referenciação 52.97645697012856, -6.585678811097667), Wicklow, na Irlanda.

Esta demonstração está enquadrada nos treinos e exercícios de aprontamento do 66.º Grupo de Infantaria, que decorrem, desde há 3 meses, no Centro de Treino das Forças de Defesa ("Defence Forces Training Centre", DFTC | "Airmheán Traenála Óglaigh na hÉireann", ATÓÉ), no Vale de Imaal, no condado e montanhas de Wicklow, a cerca de 45 km a sudoeste do centro de Dublin.

Esta força irá partir, em Outubro de 2022, para prestar serviço operacional junto da missão das Nações Unidas na Síria, UNDOF ("United Nations Disengagement Observer Force"), da qual a Irlanda faz parte, continuamente, desde 2013. Este militares irlandeses têm afecta a composição da Força de Reacção Rápida ("Quick Reaction Force", QRF) daquele missão, bem como o garante, em Camp Faouar (Montes Golã), da respectiva Força de Reserva.

O evento foi liderado pelo Comandante (OF-3) David McNamara, do 7.º Batalhão de Infantaria afecto à 2.ª Brigada (2 BDE, "2ú Briogáid") do Exército Irlandês, sediada no Quartel de Cathal Brugha, Rathmine, Dublin.

A MOWAG "Piranha" III (H) DRWS (APC), de fabrico Suiço (detido pela General Dynamics), é uma viatura blindada 8x8, de 9,3 a 14 toneladas, tripulada por 3 elementos (comandante, condutor e artilheiro) podendo transportar 5 militares equipados. Está armada com uma plataforma de duas armas de operação remota ("Dual Remote Weapon Station", DRWS) compreendendo uma metralhadora pesada de calibre .50 e, co-axial, uma metralhadora 7.62m. Alcança uma velocidade máxima em estrada de 100 km/h e tem um alcance operacional de 780km.

As Forças de Defesa da Irlanda detêm actualmente entre 65 a 90 unidades desta viatura blindada (em 6 variantes). As mesmas estiveram já afectas a missões na Eritreia (UNMEE), no Kosovo (KFOR), na Libéria (UNMIL) no Chade (EUFOR/MINURCAT), no Líbano (UNIFIL) e nos montes Golã (UNDOF).

Foto via Forças de Defesa da Irlanda ("Óglaigh na hÉireann")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124