ARTILHARIA DE FABRICO CHECO NA UCRÂNIA


Ucrânia
Setembro de 2022

Unidade de artilharia auto-propulsionada DANA-M2, de fabrico checo, ao serviço das Forças Armadas da Ucrânia, durante a ofensiva em inícios de Setembro de 2022, na região de Kherson ("Херсон"), a Sul, e na região de Kharkiv ("Харків"), no Nordeste. Está a operar em modo semi-automático, conseguindo projectar 4 cargas na duração de cerca de 1 minuto que o vídeo documenta (ritmo que corresponde precisamente à sua especificação).





A DANA ("Dělo Automobilní Nabíjené Automaticky", literalmente "Arma em Viatura Pesada de Carregamento Autómatico) foi originalmente desenhada, em 1976, pela Konštrukta Trenčín e construída, desde 1980, pela ZTS Dubnica nad Váhom, na Checoslováquia, assente num chassis 8×8 Tatra 815. É designada por ShKH vz. 77 pelo Exército Checo.


A versão presente em operação na Ucrânia corresponde à ShKH DANA M2, uma modernização produzida pela Excalibur Army (com sede em Praga e unidade industrial em Šternberk), cedida às Forças Armadas da Ucrânia pela República Checa.
Tem uma massa total de 29 toneladas um comprimento de 11 metros uma largura de 3 metros e uma altura de 3 metros. Consegue um velocidade máxima em estrada de 80 km/h com um alcance de 600 km.
Está equipada com uma peça de calibre 152,4 mm (padrão soviético) e com uma metralhadora pesada DShKM em calibre 12,7 mm. Consegue projectar as suas cargas de alto explosivo a uma distância entre os 18 (carga 152-EOF) e os 20 km (carga 152-EOFd) com um ritmo, em semi-automático, de 4 disparos por minuto ou, em manual, de 2 disparos por minuto. Pode ainda projectar, em tiro directo, carga de alto-explosivo anti-carro, 152-EPrSv.
Vídeo via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas