ASSALTO ESPECIAL ÀS TRINCHEIRAS
Norte de França | Flandres
Março a Julho de 1918Um "Sturmtruppen" do Exército Alemão, equipado com máscara de gás (M17 "Lederschutzemaske") e armado com uma pistola-metralhadora Bergmann MP 18, no decurso da Primeira Guerra Mundial, envolvido na "Kaiserschlacht" ("A Ofensiva do Imperador"), também conhecida como a ofensiva de Ludendorff - a ofensiva alemã na Primavera de 1918 (21 de Março a 18 de Julho de 1918), no Norte de França e na Flandres.
A MP 18 (Maschinenpistole 18/I) desenhada por Hugo Schmeisser, e produzida pela "Bergmann Waffenfabrik" (liderada por Theodor Bergmann, ele próprio também parte da equipa de desenho), entrou ao serviço das Forças Armadas Alemãs em meados de 1918. Era uma pistola-metralhadora, com um peso de 4 kg, um comprimento total de 82,3 cm (20 cm de cano), em calibre 9x19mm Parabellum (com outras variantes produzidas para exportação, inclusivé .45 ACP), dotada de um carregador ("snail drum") TM 08 de 32 munições. Tinha uma cadência de tiro entre os 350 e os 500 disparos por minuto, com um velocidade à saída do cano de 380 m/s. A MP 18 foi a primeira pistola-metralhadora usada em combate de infantaria e uma influência determinante no desenho das mesmas até à década de 1960.
Os "Sturmtruppen" (ou "Stoßtruppen") eram militares do Exército Alemão formados em tácticas de infiltração e combate em trincheira, usando equipamento de protecção e armamento especializado, assignados a unidades dotadas de elevada autonomia e orientadas a missões de disrupção localizada das linhas de trincheiras inimigas, e à destruição de posições de artilharia e de comando - por forma a facilitar o ataque subsequente das unidades regulares.
Foto via OSINT
Comentários