MÍSSEIS RUSSOS ANTI-NAVIO DE TERRA E DO MAR
Península de Chukotka, Federação Russa, Ártico
Setembro de 2022
Exercícios de fogo-real da Frota do Pacífico da Marinha da Federação Russa com disparo de mísseis anti-navio a partir de um submarino nuclear e a partir de plataformas móveis terrestres, em Setembro de 2022, parte do exercício "Umka-2022" ("Умка-2022") que decorreu na Península de Chukotka ("Чуко́тка"), no mar de Chukchi, Sibéria, no extremo nordeste da Federação Russa (no seu ponto mais a Leste distando apenas cerca de 60 km do Alaska). Foi usado como alvo (pelo menos) um navio de pesca, para abate, no qual podemos observar, no final do vídeo, um impacto resultante.
Estes exercícios de fogo-real da Frota do Pacífico foram coordenados, como surge no início do vídeo, a partir do navio "Marechal Krylov" ("Маршал Крылов"), com o número de amura 331, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/08/marechal-krylov.html , sob comando do Almirante Nikolai Anatolyevich Yevmenov ("Николай Анатольевич Евменов"), o actual comandante-em-chefe da Marinha da Federação Russa, função que desempenha desde 3 de Maio de 2019, e que surge em primeiro plano (e na posição central da mesa) na sala de comando mostrada no vídeo.
Em operação naval temos, no vídeo, o submarino nuclear "Novosibirsk" (K-573), da classe Yasen/Yasen-M, ao serviço da Frota do Pacífico da Marinha da Federação Russa desde 21 de Dezembro de 2021, disparando, à superfície, mísseis anti-navio P-800 "Oniks". Em operação terrestre podemos acompanhar plataformas K-300P Bastion-P (designação NATO "SS-C-5 Stooge"), sob chassis 8x8 MZKT-7930, que projectam os seus mísseis anti-navio P-800 "Oniks" (П-800 "Оникс"). Estas plataformas, construídas pela NPO Mashinostroenia (Rússia) estão ao serviço desde 2015.
Os mísseis anti-navio P-800 "Oniks" (П-800 "Оникс") têm um alcance de 350 km, voando a uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.5 (cerca de 3 060 km/h), com uma massa total de 3 toneladas e um comprimento de 8,9 metros, transportando uma ogiva de alto-explosivo de 250 kg. Voando a uma altitude máxima de 14 000 metros, o P-800 desce para uma altitude de 5 metros na aproximação final ao navio-alvo. Neste exercío, como podemos observar no final do vídeo, foi usado um navio de pesca para abate como navio-alvo, e podemos observar o resultado da perfuração lateral de um dos mísseis disparados.
A designação "Umka" dada ao exercício é popularmente associada ao filme de animação soviético, homónimo, de 1969, baseado no livro infantil de Yuri Yakovlev, e que significa "Urso Polar" na língua Chukchi (falada na região onde o exercício tem lugar).
Vídeo via Ministério da Defesa da Rússia ("Минобороны России")
Comentários