"AFUNDAMENTO RÁPIDO"


Golfo do México, Flórida, EUA
28 de Abril de 2022

Ensaio de fogo real de uma abordagem de "Quick Sink" (literalmente "Afundamento Rápido") com munição lançada a partir de um McDonnell Douglas F-15E "Strike Eagle" da Força Aérea dos Estados Unidos, contra um navio mercante descomissionado, resultando no seu afundamento em menos de 40 segundos após detonação, no campo marítimo de testes e treino de Eglin, no Golfo do México, a 28 de Abril de 2022.
Desenvolvida pelo Laboratório de Investigação da Força Aérea
("Air Force Research Laboratory", AFRL) dos EUA, a abordagem "Quick Sink" assenta, além dos sistemas a bordo, no uso de uma bomba guiada anti-navio assente na plataforma de uma GBU-31 "Joint Direct Attack Munition" (JDAM), de 925 kg. A GBU-31 "JDAM" é, por sua vez, o resultado da aplicação integrada de um "kit" com sistemas de orientação e controlo sobre uma bomba convencional BLU-109/MK 84 de 2000 libras (aprox. 907 kg), com um ogiva de 429 kg de alto explosivo (Tritonal), ao serviço desde a década de 1970.
A "Quick Sink", com um custo de aproximandamente 25 000 USD (combinando o custo da bomba convencional e o "kit" de orientação), constitui uma abordagem anti-navio de custo muito mais reduzido do que o uso de torpedos ou mísseis guiados, onde, por exemplo, um míssil "Harpoon" tem um custo na ordem de 1 milhão e 400 mil USD e um torpedo "Mark 48" um custo em redor dos 4 milhões de USD.

O navio-alvo foi o "Courageous" (registado em Port Mercy, Los Angeles, LA, USA), com o USCG ID 666754 e o IMO 5153890, construído em 1956, com casco de aço, com um comprimento de 53,6 metros, uma boca de 10,4 metros e um calado de 3,8 metros, deslocando 468 toneladas.
A aeronave que participou no ensaio que o vídeo documenta foi um McDonnell Douglas F-15E "Strike Eagle" de uma das esquadrilhas de testes ("85th Test and Evaluation Squadron" / "780th Test Squadron") a operar a partir da Base da Força Aérea dos Estados Unidos em Eglin, na Flórida.
Este uso poderá ser conduzido a partir de aeronaves não tripuladas, como sejam o "drone" de fabrico turco Bayraktar "Akıncı" (que tem uma capacidade de carga de 1 350 kg), ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/07/drone-pesado-turco.html , ou o "drone" de fabrico norte-americano MQ-9 "Reaper" ("Predator B").
O registo vídeo foi da responsabilidade de John James, do "Air Force Research Laboratory", AFRL. As imagens finais, com modelização tridimensional do navio já afundado, foram realizadas pelo "Artificial Reef Office" de Okaloosa County, Florida, em colaboração com a "Reef Smart Guides".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA