SUBMARINO RESGATA PILOTO ABATIDO


Chi Chi Jima, Japão
2 de Setembro de 1944

Filmado em 8 mm por William E. Edwards, o militar responsável de fotografia ao serviço do USS Finback (SS-230), um submarino da classe "Gato" da Marinha dos Estados Unidos, este registo documenta o resgate de um piloto naval americano abatido ao largo da ilha de Chi Chi Jima ("父島"), a cerca de 500 milhas náuticas (aprox. 900 km) a Sudeste de Tóquio, Japão, a 2 de Setembro de 1944, no Teatro de Operações do Pacífico durante a 2.ª Guerra Mundial.
O piloto, que foi à data o mais jovem piloto da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy"), tinha acabado de participar numa missão de bombardeamento aos equipamentos de comunicação e intercepção rádio japoneses da ilha de Chi Chi Jima, comandando um bombardeiro Grumman TBM Avenger afecto ao Esquadrão VT-51 do USS San Jacinto (um porta-aviões ligeiro da classe "Independence", com o número amura CVL-30). O seu avião acaba por ser atingido pelo fogo da artilharia anti-aérea japonesa e por se despenhar no oceano em redor da ilha, tendo o piloto sido o único a sobrevier da equipa de 3 tripulantes - o operador de rádio, John Delaney, e o artilheiro, William White, não sobreviveram.

Consegue alcançar a balsa de salvamento e, com a ameaça eminente de captura por meios navais japonesos na zona (como sucedeu com outros pilotos abatidos naquele dia), acaba por, algumas horas volvidas, ser alvo de um resgate bem sucedido pelo submarino USS Finback (SS-230), então comandado por Robert R. Williams, e por ter tal momento registado em filme pelo responsável de fotografia embarcado do mesmo.






O submarino estava em patrulha ao largo da ilha, a cerca de 20 milhas náuticas, e recebeu indicação da posição aproximada onde efectuar buscas por indicação dos demais pilotos envolvidos no bombardeamento e que acompanharam a queda.
O piloto resgatado passaria, na companhia de 4 outros militares também resgastados, 30 dias a bordo do USS Finback (SS-230) antes de alcançar terra, em Midway. Durante esses dias acompanhou vários momentos dramáticos, com afundamento de navios japoneses de abastecimento com destino a Iwo Jima, com o submarino a sofrer ataques com cargas de profundidade, etc. Estes 5 militares foram alocados a várias das operações de vigia, aquando da navegação à superfície, para detecção de ameaças, em especial aeronaves.
Este piloto, nascido em Milton, no Estado do Massachusetts a 12 de Junho de 1924, era George Herbert Walker Bush, que viria a ser Embaixador dos EUA nas Nações Unidas, 2.º Chefe de Ligação dos EUA na República Popular da China, o 11.º Director da Central Intelligence Agency (CIA), o 43.º Vice-Presidente dos EUA e o 41.º Presidente dos EUA. Faleceu, com 94 anos, a 30 de Novembro de 2018, em Houston no Estado do Texas.
Filmado por William E. Edwards | "U.S. Navy"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124