"MIG-29" UCRANIANO DISPARA MÍSSIL ANTI-RADAR "HARM"


Ucrânia
Agosto de 2022

Duas aeronaves Mikoyan MiG-29 ("Микоян МиГ-29", designação NATO, "Fulcrum") da Força Aérea da Ucrânia ("Повітряні Сили України"), em operação em meados de Agosto de 2022, na Ucrânia. Uma delas, aos cerca de 22 segundos de duração do vídeo, surge a disparar um míssil "HARM", de fabrico norte-americano.





O AGM-88 "HARM" ("High-speed Anti-Radiation Missile") é um míssil táctico, ar-superfície, anti-radar, que se destina a fixar, alcançar e destruir equipamentos inimigos dotados de equipamentos de radar, como sejam, por exemplo, plataformas de mísseis terra-ar. Voa a uma velocidade de 2 280 km/h (Mach 1.84) e tem um alcance operacional de até 150 km, com uma massa total de 355 kg, um comprimento de 4,1 metros, e transportando uma ogiva de 66 kg. O uso deste míssil de fabrico norte-americano numa plataforma de origem soviética, como é o caso dos MiG-29 aqui presentes, obrigou a adaptações e modificações dos diferentes sistemas de comando e controlo envolvidos.
O uso deste tipo de arma insere-se no âmbito do que se designa formalmente por supressão e destruição de defesas aéreas inimigas (SEAD/DEAD, "Suppression of Enemy Air Defenses"/"Destruction of Enemy Air Defenses"). Durante a guerra do Vietname levou ao nome de código "Wild Weasel" ("Doninha Selvagem") atribuído como classificação a uma aeronave (por exemplo um F-105, F-4 ou um A-6) em missão SEAD/DEAD, equipada com mísseis AGM-45 "Shrike" ou AGM-78 Standard "Anti-Radiation Missile" (ARM) - antecessores do míssil aqui em uso na Ucrânia.
No vídeo podemos ainda identificar estas aeronaves armadas, além do "HARM", com mísseis ar-ar, guidados por infra-vermelho, R-73 (designação NATO, AA-11 Archer) e, guiados por radar, R-27 (designação NATO, AA-10 "Alamo"). E, numa das sequências do vídeo, o disparo de dois foguetes ar-terra, não guiados, S-24, de 240mm. Todos de fabrico russo.
O equipamento de navegação GPS, que surge ao centro do painel, é um Garmin 660, com ecrã táctil a cores e, à esquerda do mesmo, de menor dimensão e ecrã monocromático, surge também um Garmin 66. De notar ainda neste vídeo, uma sequência de uso do canhão de 30 mm, GSh-301, para ataque ao solo - da qual, em resultado da vibração, este mesmo Garmin 66 acaba por se libertar da sua posição.
A banda sonora que acompanha a edição original deste vídeo corresponde ao tema "Somos Heróis" ("Ми герої") da interprete ucraniana Julia Lushchinskaya ("Юлія Лущинська"), editado em Maio de 2022, e que exalta a resiliência do povo ucraniano face à guerra, ref. https://www.youtube.com/watch?v=T3FE-RjO5_U .
Vídeo via Força Aérea da Ucrânia ("Повітряні Сили України")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA