"DRONE" NAVAL DE ACÚSTICA SUBAQUÁTICA
Tróia e Sesimbra, Portugal
12 a 22 de Setembro de 2022No decurso da edição 2022 do exercício REP(MUS), temos, em primeiro plano, uma embarcação não tripulada da TEXTRON Systems, equipada com plataformas especializadas de acústica subaquática da empresa canadiana GTI, GeoSpectrum Tecnologies Inc. Trata-se de uma das variantes da plataforma CUSV ("Common Unmanned Surface Vehicle") da empresa norte-ameriocana TEXTRON, que podem compreender sistemas de armas, soluções de recolha e processamento de informações, ou equipamentos integrados de luta anti-minas e anti-submarinos.
Evidenciado a capacidade modular da solução, a mesma plataforma base desta embarcação, com o número de amura MD 4725 DB, foi referenciada, entre 2 e 4 de Agosto de 2021, em exposição pública na doca do evento "Sea Air Space" em Maryland nos EUA, equipada com uma plataforma lança foguetes guiados de 2,75 polegadas (70mm), de fabrico sul-coreano, K-LOGIR.
Em segundo plano temos, a participar no mesmo exercício, o NRP "Andrómeda", com o número de amura A 5203, uma lancha hidrográfica, da classe "Andrómeda" da Marinha Portuguesa. Com uma guarnição de 2 oficiais, 2 sargentos e 9 praças, desloca 245 toneladas, com um comprimento de 31,4 metros, uma boca de 7,7 metros e um calado de 3,1 metros.
O Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM) liderou em Tróia e em Sesimbra, de 12 a 22 de Setembros de 2022, esta edição do exercício "REP(MUS)", dedicado à experimentação robótica e veículos não tripulados. O acrónimo REP(MUS) representa a expressão "Robotics Experimentation and Prototyping (Maritime Unmanned Systems)", literalmente "Experimentação e Prototipagem de Robótica (Sistemas Marítimos Não Tripulados)".
O CEOM fez aqui parte de uma co-organização com o Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com o NATO "Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) - "Science & Technology" (S&T) e com a NATO "Maritime Unmanned Systems Initiative" (NATO MUSI). Na edição de 2022, e num exercício que conta com 14 anos de existência, participaram 45 aeronaves não tripuladas, 40 submersíveis não tripulados e 18 meios navais de superfície não tripulados. Estiveram envolvidos 17 navios militares, com a participação de mais de 2 000 elementos em representação de 25 países.
Foto via "NATO - Allied Command Transformation"
Comentários