FOGUETES-MÚLTIPLOS NO NOROESTE DA CHINA
Xinjiang, China
Setembro de 2022
Exercícios de fogo-real com lançador múltiplo de foguetes PHL-11, afecto a um dos regimentos de artilharia do comando militar da região de Xinjiang, em Setembro de 2022. Trata-se de uma extensa região no Noroeste da China, com vastidões desertas e terreno montanhoso, ocupando uma superfície equivalente à do Irão e correspondendo a cerca de um sexto do território da China.
O PHL-11, ao serviço do Exército de Libertação Popular da China desde 2013, assente sobre um chassis de uma viatura pesada 6x6 Shaanxi SX2190KA, é uma plataforma de lançamento múltiplo de foguetes equipada com 2 blocos de 20 tubos cada, que projectam foguetes de 122mm, com um peso de 66 kgs (contemplando diferentes tipologias de ogiva, com cerca de 18 kg, e.g. alto explosivo, incendiária, etc). Ainda que possa operar de forma unitária, está tipicamente organizado em bateria, acompanhado de viaturas de re-municiamento. Tem um alcance máximo de 50 km com foguetes de carga assistida, conseguindo uma carga completa dos seus 40 foguetes (que pode projectar em cerca de 20 segundos e re-municiar em cerca de 10 minutos) cobrir uma área em redor de 1 hectare.
Com uma tripulação de 3 a 5 elementos, tem uma massa de 13 toneladas, 7,5 metros de comprimento, 2,4 metros de largura e 3 metros de altura. Propulsionado por um motor diesel Weichai WD615-77A, de 277 hp, consegue alcançar uma velocidade máxima de 80 km/h, com um alcance operacional de 600 km.
Foto por Chen Ming, Yang Yingbao, Chen Xi (Exército de Libertação Popular da China)
Comentários