NAVIO IRANIANO TENTA CAPTURAR "DRONE" NAVAL AMERICANO


Golfo Pérsico
29 de Agosto de 2022


A 29 Agosto de 2022, cerca das 23:00 locais, em águas internacionais da região central do Golfo Pérsico, o navio de suporte "Shahid Baziar", da Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica ("نیروی دریایی سپاه پاسداران انقلاب اسلامی") do Irão, rebocou a embarcação não tripulada "Saildrone Explorer" da Marinha dos Estados Unidos. O navio das forças iranianas foi, em resposta a esta acção, interceptado pelo navio patrulha USS Thunderbolt (PC 12), da Marinha dos Estados Unidos, com o apoio de um helicóptero Sikorsky MH-60S "Sea Hawk", do 26.º Esquadrão de Combate Naval, da 5.ª Frota, a operar a partir do Bahrain. As forças iranianas acabaram por libertar, ao final de 4 horas desde o início da respectiva acção, o cabo de reboque e assim permitir o retorno do "Saildrone Explorer" à Marinha dos Estados Unidos.






A embarcação não tripulada "Saildrone Explorer", desenhada e desenvolvido pela empresa norte-americana Saildrone (com sede na cidade costeira de Alameda, na Califórnia), tem 7 metros de comprimento, e uma estrutura de "vela" com 5 metros de altura e um calado de 2 metros. Com propulsão associada a vento e energia solar, tem capacidade para janelas de operação autónomas superiores a 365 dias a uma velocidade média de 3 nós. Pode transportar consigo um conjunto diversidade de sensores, como seja plataforma de camara de alta-resolução com visão de 360 graus e identificação inteligente de objectivos, equipamento meteorológico e oceanográfico, sensores acústicos, etc. Está afecta à Marinha dos Estados Unidos e desempenha missões de recolha de informações, patrulha e reconhecimento (ISR, "Intelligence, Surveillance and Reconnaissance").
O USS Thunderbolt, com o número de amura PC 12 (IMO 9067855), é o décimo segundo navio da classe "Cyclone" de navios de patrulha costeira, lançado à água a 2 de Dezembro de 1994 e ao serviço da Marinha dos Estados Unidos desde 7 de Outubro de 1995. Está sediado, desde 2013, no Bahrain. Tem uma guarnição de 28 elementos e pode compreender um efectivo de 8 militares de operações especiais. Está armado com 2 peças automáticas Mk38 (M242 Bushmaster) de 20mm, com 2 lança-granadas automáticos Mk19 de 40mm, 2 metralhadoras pesadas de calibre .50 e 6 mísseis "Stinger" de defesa anti-aérea.
Vídeo via Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124