PORTUGUESES E TUNISINOS TREINAM NA RCA


República Centro Africana
Setembro de 2022

"Cockpit" de um helicóptero Agusta-Bell AB 205A da Força Aérea Tunisina, a operar uma plataforma de identificação e acompanhamento de alvos FLIR Systems Star SAFIRE® III, na República Centro Africana (RCA), em treino conjunto, em âmbito de Apoio Aéreo Próximo ("Close Air Support", CAS), com a Força de Reação Rápida da 11.ª Força Nacional Destacada (11FND) das Forças Armadas Portuguesas na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA, "Mission multidimensionnelle intégrée des Nations unies pour la stabilisation en Centrafrique"), em Setembro de 2022.

A Força Aérea Tunisina tem alocados, desde 13 de Outubro de 2021, 3 helicópteros AB 205A (matrículas originais L81-705, L81-714 e L81-717) à MINUSCA, a operar a partir de Bangui. Estes 3 helicópteros fazem parte da 32.ª Esquadra da Força Aérea Tunisina, sediados em Bizerte, e foram até ali transportados a bordo de um C-130 "Hercules" da Força Aérea Tunisina.

A 11ª Força Nacional Destacada das Forças Armadas Portuguesas, constituída como uma Força de Reacção Rápida da MINUSCA, comandada pelo Tenente-Coronel de Infantaria Paraquedista Hélder Jorge Prata Pinto, é composta por um total de 185 operacionais (na sua maioria do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, 2BIPára) e por 3 especialistas da Força Aérea Portuguesa (Equipa de Controlo Aéreo Táctico, JTAC). A 11FND está neste Teatro de Operações desde 16 de Maio de 2022.

A MINUSCA, sediada em Bangui e estabelecida desde 2014 pela resolução 2149 das Nações Unidas, compreende um efectivo, militar e policial, superior a 14 000 elementos em representação de mais de 50 nações.

Foto via Exército Português

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124