NOVA CORVETA IRANIANA


Golfo Pérsico, Irão
5 de Setembro de 2022

Uma nova corveta da Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irão, "Shahid Soleimani", com o número de amura FS313-01, a 5 de Setembro de 2022, no Golfo Pérsico, Irão.

Construída nos estaleiros da Qeshm Madkandaloo , na ilha de Qeshm, junto ao estreito de Ormuz, com 65 metros de comprimento, está armada, nas laterais da ponte de comando, com um total de 4 mísseis anti-navio Qader/Qadir (com 300 km de alcance) e 2 mísseis Nasr/Nasir (com 90 km de alcance). Conta ainda com uma torre frontal, de operação remota, com uma peça de 30 mm, e de 4 torres com peças de 20 mm (2 à vante e 2 entre o "deck" à ré e a secção central). Está armada com 22 mísseis de defesa anti-aérea (16 de curto alcance 6 de médio alcance), em plataforma de lançadores verticais na secção anterior à ponte de comando. Pode transportar um helicóptero Bell-412 no seu "deck". Tem capacidade para transportar lanchas rápidas e para as colocar/recolhar da água.

O nome da corveta, "Shahid Soleimani" ("عملیات شهید سلیمانی"), que se traduz por "Mártir Soleimani", é dedicada ao falecido comandante da Força "Quds", um dos cinco ramos da Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, responsável por serviços de informações e guerra não convencional, Qasem Soleimani, nascido a 11 de Março de 1957, em Qanat-e Malek, na província de Kerman (Irão), e abatido por uma acção de "drone" dos Estados Unidos da América, a 3 de Janeiro de 2020, com 62 anos, junto ao Aeroporto de Baghdad (Iraque).

Foto via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA