NOVA CORVETA IRANIANA


Golfo Pérsico, Irão
5 de Setembro de 2022

Uma nova corveta da Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irão, "Shahid Soleimani", com o número de amura FS313-01, a 5 de Setembro de 2022, no Golfo Pérsico, Irão.

Construída nos estaleiros da Qeshm Madkandaloo , na ilha de Qeshm, junto ao estreito de Ormuz, com 65 metros de comprimento, está armada, nas laterais da ponte de comando, com um total de 4 mísseis anti-navio Qader/Qadir (com 300 km de alcance) e 2 mísseis Nasr/Nasir (com 90 km de alcance). Conta ainda com uma torre frontal, de operação remota, com uma peça de 30 mm, e de 4 torres com peças de 20 mm (2 à vante e 2 entre o "deck" à ré e a secção central). Está armada com 22 mísseis de defesa anti-aérea (16 de curto alcance 6 de médio alcance), em plataforma de lançadores verticais na secção anterior à ponte de comando. Pode transportar um helicóptero Bell-412 no seu "deck". Tem capacidade para transportar lanchas rápidas e para as colocar/recolhar da água.

O nome da corveta, "Shahid Soleimani" ("عملیات شهید سلیمانی"), que se traduz por "Mártir Soleimani", é dedicada ao falecido comandante da Força "Quds", um dos cinco ramos da Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, responsável por serviços de informações e guerra não convencional, Qasem Soleimani, nascido a 11 de Março de 1957, em Qanat-e Malek, na província de Kerman (Irão), e abatido por uma acção de "drone" dos Estados Unidos da América, a 3 de Janeiro de 2020, com 62 anos, junto ao Aeroporto de Baghdad (Iraque).

Foto via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124