FRAGATA IRANIANA CAPTURA E LIBERTA DOIS "DRONES" NAVAIS AMERICANOS


Mar Vermelho
2 de Setembro de 2022

Uma fragata da Marinha Iraniana, IRIS "Jamaran" (76), capturou, a 1 de Setembro de 2022, em águas internacionais do Mar Vermelho, duas embarcações não tripuladas "Saildrone Explorer" (números de amura 5902 e 5903) da Marinha dos Estados Unidos. Segundo as fontes públicas iranianas a captura decorreu por, alegadamente, as embarcações estarem a constituir um perigo à navegação, estando a fragata iraniana na região, acompanhada de outros meios navais iranianos, em missão de luta anti-pirataria em protecção de navios mercantes iranianos junto ao estreito de Bab-el-Mandeb, entre o Golfo de Aden e o Mar Vermelho.
Detectada, cerca das 14h00 locais, a aproximação da fragata iraniana e consequente captura das duas embarcações não tripuladas, a 5.ª Frota da Marinha dos Estados Unidos procedeu a uma intercepção do navio iraniano, com recurso a 2 "destroyers" da classe "Arleigh-Burke", USS Nitze (DDG 94), ao serviço desde 2002, e USS Delbert D. Black (DDG 119), ao serviço desde 2016, tendo sido projectados, por cada um deles, um dos seus dois helicópteros Sikorsky MH-60R "Sea Hawk". Após comunicação prolongada entre as Forças Americanas e as Forças Iranianas, cerca das 08h00 locais, de 2 de Setembro, a fragata IRIS "Jamaran" libertaria os dois "drones" navais. No vídeo, à direita, podemos observar um dos "destroyers" da classe classe "Arleigh-Burke" dos Estados Unidos.




Esta captura é a segunda em poucos dias - a 29 de Agosto de 2022, em águas internacionais da região central do Golfo Pérsico, o navio de suporte "Shahid Baziar", da Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica ("نیروی دریایی سپاه پاسداران انقلاب اسلامی") do Irão, rebocou uma embarcação não tripulada "Saildrone Explorer" da Marinha dos Estados Unidos,  ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/09/navio-iraniano-tenta-capturar-drone.html , que acabariam por libertar, ao final de 4 horas desde o início da respectiva acção (após intercepção por meios da 5.ª Frota da Marinha dos Estados Unidos).
A IRIS "Jamaran", número de amura 76, é uma fragata de construção iraniana, nos estaleiros de Bandar Abbas, a primeira da classe Moudge, ao serviço desde 19 de Fevereiro de 2010. Desloca 1 500 toneladas, com um comprimento de 95 metros, uma boca de 11,1 metros e um calado de 3,25 metros. Tem uma velocidade máxima de 30 nós. Com um guarnição de 140 elementos, equipada com plataformas modernas de radar e de guerra electrónica, está armada com 1 canhão "Fajr-27" de 76 mm, 1 canhão "Fath-40" de 40mm (ou um Kamand CIWS de 30mm), 2 canhões Oerlikon de 20mm, 4 mísseis de cruzeiro anti-navio "Noor" ou "Qader", 2 lançadores triplos de tropedos de 324mm, 4 mísseis de defesa anti-aérea "Mehrab" (versão naval do "Sayyad-2"). Possui "deck" e "hangar" tendo afecto organicamente um helicóptero Bell 214.
A embarcação não tripulada "Saildrone Explorer", desenhada e desenvolvido pela empresa norte-americana Saildrone (com sede na cidade costeira de Alameda, na Califórnia), tem 7 metros de comprimento, e uma estrutura de "vela" com 5 metros de altura e um calado de 2 metros. Com propulsão associada a vento e energia solar, tem capacidade para janelas de operação autónomas superiores a 365 dias a uma velocidade média de 3 nós. Pode transportar consigo um conjunto diversidade de sensores, como seja plataforma de camara de alta-resolução com visão de 360 graus e identificação inteligente de objectivos, equipamento meteorológico e oceanográfico, sensores acústicos, etc. Está afecta à Marinha dos Estados Unidos e desempenha missões de recolha de informações, patrulha e reconhecimento (ISR, "Intelligence, Surveillance and Reconnaissance").
Vídeo via Televisão da Emissora da República Islâmica do Irão | "صدا و سيمای جمهوری اسلامی ايران"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA