"B-52" EM TREINO NA EUROPA
Reino-Unido | Dinamarca | Suécia
27 de Agosto de 2022
"Cockpit" de um bombardeiro B-52H Stratofortress do 23.º Esquadrão Expedicionário de Bombardeiros (23EBS), "Bomber Barons", da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), a 27 de Agosto de 2022, durante uma missão de treino pré-planeado da "Bomber Task Force", em conjunto com F-16 "Fighting Falcons" da Força Aérea da Dinamarca, que o escoltaram sobre o Mar do Norte e, sobre a Suécia, escoltado por Saab JAS "Gripens" da Força Aérea Sueca.
Mais à esquerda na foto, respeitante à posição central da instrumentação do cockpit, vemos parte do "bloco" de 8x4 indicadores, respeitantes à informação para cada um dos 8 motores. Em coluna temos, de cima para baixo, indicador de ratio de pressão, indicador de rotações por minuto (RPM), indicador de temperatura e indicador de fluxo de combustível.
No ombro esquerdo do piloto podemos distinguir o "patch" da "5th Bomb Wing" (5BW) de que o 23EBS faz parte. Esta insígnia, existente desde 1954, é composta por duas peças encaixadas, uma verde e outra preta, ao meio das quais surge uma caveira com asas. O lema surge na secção inferior, "KIAI O KA LEWA", expressão, em havaiano, que se traduz por "Guardiões dos Ares".
Este B-52 está a operar desde 18 de Agosto de 2022 a partir da base da "Royal Air Force" (RAF) do Reino Unido, em, Fairford, Gloucestershire, a cerca de 110 Km a Oeste de Londres, naquele que é o único ponto na Europa para operação regular de bombardeiros pesados da USAF.
Foto via NATO
Comentários