FORÇAS ESPECIAIS BRITÂNICAS E POLACAS TREINAM NA GEÓRGIA


Vaziani, Geórgia
7 de Setembro de 2022

Militares das Forças Especiais Britânicas ("Special Forces Support Group", SFSG) e das Forças Especiais Polacas ("Jednostka Wojskowa" AGAT, "JW AGAT") em acção no exercício multinacional "Noble Partner", a 7 de Setembro de 2022, a partir da base militar de Vaziani, a cerca de 20 km a Leste do centro de Tbilisi, na Geórgia, e a 75 km da fronteira, a Nordeste, com a Federação Russa.

As viaturas blindadas presentes na foto, operadas pelas Forças Especiais da Geórgia, são "Didgori-I" ("დიდგორი"), ao serviço desde 2011, desenhadas e construídas na Geórgia pela SMSTC Delta a partir de um "chassis" Ford Super Duty 4x4 de fabrico norte-americano. Com um peso de 8,8 toneladas, com 5,75 metros de comprimento, 2,38 metros de largura e 2,20 metros de altura, podem transportar até 8 militares equipados. Podem ser armadas, em posição central sobre o tejadilho, de operação manual, com uma metralhadora pesada NSV de 12,7x108mm ou com uma "minigun" 7.62×51mm NATO. Têm uma velocidade máxima de 120 km/h com uma alcance operacional de 500km.

Vaziani é uma antiga base e centro de instrução russo, com mais de 10 000 hectares, servindo competências do Exército e da Força Aérea (dotada de pista), sob controlo da Geórgia desde 29 de Junho de 2001. Durante a guerra entre 1 a 12 de Agosto em 2008, em torno dos territórios da Ossétia do Sul e da Abkhazia, esta mesma base foi bombardeada pela Força Aérea da Federação Russa.

O exercício anual "Noble Partner" realiza-se desde 2015, estando esta sua 6.ª edição a decorrer de 7 a 18 de Setembro de 2022, sob coordenação das Forças Armadas da Geórgia (com a liderança do Brigadeiro General Roland Dzneladze) com o apoio do Comando dos Estados Unidos para a Europa e África ("U.S. Europe and Africa Command", USAREUR), envolvendo 2 400 militares em representação, a par da Geórgia, de 21 países - os Estados Unidos, a Bulgária, a Roménia, a Moldova, a Grécia, o Reino Unido, a Turquia, a Eslováquia, a Noruega, a Hungria, a Lituânia, o Azerbaijão, a Alemanha, a Bósnia-Herzegovina, a Suécia, o Japão e uma unidade Multinacional (LITPOLUKR) combinando militares da Lituânia, Polónia e Ucrânia.

Foto via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"