"MARINES" EM EXERCÍCIO DE TOMADA DE ILHA FINLANDESA


Ilha de Russarö, Hanko, Finlândia
12 de Agosto de 2022

Desembarcando a partir de uma lancha da classe U700 "Jehu" da Marinha Finlandesa (com o número de amura U706), temos operacionais da companhia "Golf" do Batalhão 2/6 da 22.ª "Unidade Expedicionária dos Fuzileiros" ("22nd Marine Expeditionary Unit", MEU), apoiados por militares das Forças Armadas da Finlândia, num exercício conjunto de simulação de tomada da Ilha de Russarö, em Hanko, na Finlândia, a 12 de Agosto de 2022.

Ao serviço da Marinha da Finlândia desde 2014, e com 12 unidades construídas, as lanchas da classe U700 "Jehu" são construídas pela finlandesa Marine Alutech sob a designação Watercat M18 AMC. Deslocam 32 toneladas, com carga completa, têm 19,9 metros de comprimento, 4,3 metros de boca e um calado de 1,1 metros. São propulsionadas por 2 "water jets" Rolls-Royce 40A3 que lhes permitem alcançar uma velocidade máxima de 40 nós, com um alcance até 370 km. Têm uma guarnição de 5 a 6 elementos, podendo transportar até 24 militares equipados (em cabina fechada).

Orientadas a missões de transporte, desembarque (com rampa frontal), patrulha e suporte de combate costeiro, as U700 "Jehu" estão armadas com uma plataforma Saab "Trackfire", de armas de operação remota (RWS), equipada com uma metralhadora pesada NSV de 12,7 ou com um lança granadas automático de 40 mm, Heckler & Koch GMG, e, coaxial, com uma metralhadora PKM de 7.62mm. Dispõe ainda de 2 metralhadoras 12,7mm de operação manual.

Esta 22.ª Unidade Expedicionária do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC), está afecta ao "Kearsarge Amphibious Ready Group"(ARG), liderado pelo USS Kearsarge, navio de assalto anfíbio da classe "Wasp" da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy"), parte da "Task Force" 61/2 da 6.ª Esquadra dos Estados Unidos, afecta ao Teatro de Operações da Europa e que ao longo do mês de Agosto de 2022 tem estado dedicado a diferentes manobras e exercícios com países aliados na região do Báltico.

A ilha de Russarö, no Báltico, localiza-se a cerca de 120 Km a Oeste da capital, Helsínquia, e cerca de 400 Km, a Leste, de São Petersburgo, a segunda maior cidade da Federação Russa. Esta mesma ilha está fechada ao público em geral, de acesso condicionado, sendo uma área militar.

Foto por Sargento Armando Elizalde | USMC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA